Publicação apresenta informações sobre quatro trilhos, desde as Encostas de São Filipe e Alto do Formosinho a Azeitão
A Câmara Municipal de Setúbal apresentou na passada segunda-feira um novo guia, onde se encontram ‘desbravados’ quatro percursos pedestres existentes no Parque Natural da Arrábida, distribuídos em mais de 40 quilómetros.
A publicação, intitulada “Percursos Pedestres da Arrábida – Arrábida Walking Trails”, retrata os caminhos que vão desde “as Encostas de São Filipe e Alto do Formosinho às Aldeias de Azeitão”, explicou a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.
“Hoje, fazemos história! Poderá parecer exagero afirmar que se faz história a propósito de tudo e de nada, mas neste caso é da história da Arrábida e do seu usufruto ambientalmente responsável de que falo”, disse Maria das Dores Meira, presidente da autarquia sadina, na cerimónia de apresentação do guia, que teve lugar no Parque Urbano de Albarquel.
A partir da nova publicação, com um total de 60 páginas, a população poderá percorrer os trilhos de forma mais informada, ao conhecer os “pontos de interesse naturais ou históricos, como as aldeias, os caminhos tradicionais, as praias e os pontos mais altos da serra”.
Também “informações da região, conselhos aos caminhantes, mapas, espécies que podem ser avistadas na Arrábida e contactos úteis” constam no guia, assim como “informação de cada percurso e dados como a distância total a percorrer, a duração média e características ou época aconselhada”.
Para quem é “iniciante nas caminhadas e não quer perder de vista a beleza da Arrábida”, é aconselhável optar “pela “PR1 STB – Encostas de S. Filipe”, com 3,9 quilómetros.
Com 8,3 quilómetros, por sua vez, surge em seguida a “PR2 STB – Alto do Formosinho”, “com início na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, e fim junto do cruzamento para o Portinho da Arrábida”.
Já a “PR3 STB – Portinho da Arrábida” conta com 1,3 quilómetros, “com início no parque de estacionamento junto da Estação Arqueológica do Creiro, e fim no acesso para Alpertuche”.
O trajecto mais longo passa pela “PR4 STB – Aldeias de Azeitão”, que, “com início e fim na Praça da República, em Vila Nogueira, pode ser feito na íntegra, num percurso com 17 quilómetros, ou optar-se por uma volta mais curta, com 11,2”.
A rede de percursos pedestres contemplada no novo guia é, de acordo com a autarquia, “o início de um projecto maior que, além de Setúbal, envolve Palmela e Sesimbra, o denominado território Arrábida”. “A estes percursos irão juntar-se outros três de Sesimbra e mais cinco de Palmela. Todos unidos por uma grande rota, a GR11 – Grande Rota da Arrábida, com 75 quilómetros”, sublinhou a autarca.