Líder comunista passou a manhã de ontem na cidade sadina, numa visita aos Serviços Municipalizados de Setúbal
O secretário-geral do PCP considera que o regresso da água à gestão pública municipal é “um exemplo para os municípios de todo o país, com consequências muito positivas na população de Setúbal”, principalmente pela “redução das tarifas”.
“[Foi] um passo decisivo de gestão da CDU na autarquia de Setúbal, na reversão do processo de privatização para transformar este recurso fundamental em recurso de gestão pública”, disse Paulo Raimundo, na sequência de uma visita aos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS).
Para o líder comunista, que esteve na manhã de ontem nas instalações dos SMS no âmbito de “uma acção de valorização do trabalho da CDU, o regresso da água à gestão pública representou “um esforço muito grande e uma necessidade de grande investimento, mas que vale a pena pelas populações e pela gestão do recurso”.
Questionado sobre o aumento das tarifas dos resíduos sólidos urbanos, o que se pode traduzir na subida dos montantes apresentados nas facturas dos munícipes, apesar do valor da água ter descido, Paulo Raimundo respondeu que “a questão é que houve uma objectiva redução das tarifas de água”.
“Quando um de nós paga as contas da água aqui [em Setúbal] sabe que houve uma redução efectiva das tarifas. Essa é a questão fundamental neste momento e que só foi possível por este passo que se deu do ponto de vista da reversão para o serviço público daquilo que é um serviço, no nosso entender, que só pode ser público”, acrescentou.
Durante a visita aos SMS, o secretário-geral do PCP esteve acompanhado, entre outros, de Armindo Miranda, responsável pela Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, de Carlos Rabaçal, presidente dos Serviços Municipalizados de Setúbal, e de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
Na parte da tarde, a acção de valorização da gestão autárquica nos municípios da CDU incluiu uma visita ao Seixal, mais precisamente à obra de construção do Parque Metropolitano da Biodiversidade.
“[No Seixal] também procuraremos encontrar outra linha fundamental da nossa actuação na gestão das autarquias e do nosso projecto, que são as questões ambientais, do lazer e dos espaços para as populações, porque é preciso valorizar aquilo que fazemos e valorizar os caminhos que traçamos”, referiu o líder comunista ainda durante a visita aos Serviços Municipalizados de Setúbal.
SMS lançam “manual de bolso” para uso sustentável da água
Os Serviços Municipalizados de Setúbal aproveitaram também o dia de ontem, “o mais longo do ano e que marca o início da estação mais quente do ano”, para o lançamento de “um manual de bolso”, que pretende ser um incentivo para “o uso sustentável da água”.
No pequeno documento é apresentado o “resumo de dez medidas básicas que todos podem adoptar em casa, no jardim, no carro, na rua e na piscina”.
“Aproveitamos esta data simbólica para relembrar os munícipes que cada gota conta. O que pretendemos é que estes gestos passem a fazer parte da rotina diária de todos”, sublinhou Carlos Rabaçal, presidente do conselho de administração dos SMS, citado em comunicado.