Parque Natural da Arrábida com vigilância reforçada durante alerta vermelho [actualizada]

Parque Natural da Arrábida com vigilância reforçada durante alerta vermelho [actualizada]

Parque Natural da Arrábida com vigilância reforçada durante alerta vermelho [actualizada]

|

Comissão Municipal de Protecção Civil vai reunir na tarde de amanhã para fazer balanço da aplicação das medidas

A declaração do risco de incêndio de nível vermelho emitida pelo Governo vai obrigar a que, nos próximos dias, seja reforçada a vigilância no Parque Natural da Arrábida. Além do maior risco de fogo, as altas temperaturas são também motivo de preocupação para a Comissão Municipal de Protecção Civil (CMPC) de Setúbal que esteve reunida na manhã desta segunda-feira.

- PUB -

Na sessão, onde participaram entidades de protecção e socorro, emergência e assistência, foram traçadas algumas directrizes que definem a actuação destes organismos ao longo destes dias. Ficou ainda agendada uma reunião de balanço, para a tarde desta terça-feira.

Assim, vão ser adoptadas medidas complementares no “âmbito da monitorização” deste território, a passo que foram delineadas algumas proibições, nomeadamente à “realização de queimadas e queimas de sobrantes e de trabalhos florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria e nos demais espaços rurais com moto roçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal”, explica em nota de Imprensa a Câmara Municipal de Setúbal.

Ficam ainda proibidos “a utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão”. O alerta emitido pelo Estado Central obriga a que, durante o período em que o aviso vigora, sejam tomadas “medidas de carácter excepcional, como a interdição do acesso, circulação e permanência no interior de espaços e caminhos florestais, bem como noutras vias que os atravessem, assim como fazer fogo ou fumar nestes locais”.

- PUB -

Segundo determinação do Governo foi elevado o “grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP” em todo o País. Nesta resposta pronta estão ainda incluídas as “equipas de emergência médica, de saúde pública e apoio social”, bem como “equipas de sapadores florestais e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas”. Para a CMPC de Setúbal – coordenada pelo presidente da câmara municipal, André Martins – outra das preocupações são as elevadas temperaturas, que colocam o distrito em alerta amarelo, pelo menos, até às 18 horas desta terça-feira.

Incêndios assolam Norte e Centro e já mataram duas pessoas

Os incêndios que nos últimos dias têm assolado o Norte e Centro do País já provocaram dois mortos e ferimentos a cinco civis e 18 bombeiros – dois dos quais ferimentos considerados graves. A intensidade das chamas levou também ao corte de várias estradas entre as quais a A1, o IC2, A17, A32, A43, EN328, EN16, EN8, EN234, IC12, e, A25.

- PUB -

Até ao fecho desta edição, e segundo o site oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), estavam sinalizadas 155 ocorrências nas quais estiveram investidos 5184 operacionais apoiados por mais de 1600 meios terrestres e 40 meios aéreos. Os fogos de Sever do Vouga, Albergria-a-Velha, Coimbra e Mafra foram os que, ao dia de ontem, inspiravam mais cuidados.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -