Ainda não existem pormenores no que diz respeito ao dia e hora do funeral
Na manhã desta sexta-feira faleceu o Padre Acílio, aos 92 anos. A comunicação foi feita pela Casa do Gaiato de Setúbal, que adiantou que ainda não existem pormenores no que diz respeito ao dia e hora do funeral.
Acílio da Cruz Fernandes começou a sua vida sacerdotal na Casa do Gaiato de Setúbal, logo após a sua ordenação presbiteral na Diocese de Coimbra, em 1957, servindo os rapazes sem família e os pobres na Obra da Rua ou Obra do Padre Américo. Foi o responsável da Casa do Gaiato de Setúbal de 1957 a 2020, com intervalo como Orientador da Obra da Rua, na Casa do Gaiato de Paço de Sousa de 2001 a 2006. Também esteve na Paróquia de Águas de Moura, onde promoveu a edificação da Igreja Paroquial de São Pedro. Desde 2020 até à data, dedicou-se ao Património dos Pobres, valência da Obra, ao serviço da caridade aos mais desfavorecidos e carenciados.
“Foi sempre um apaixonado pela missão que a Igreja lhe confiou, como membro de Cristo sacerdote, profeta e rei, vivida intensamente porque consciente dessa tríplice missão que enchia a sua vida”, escreveu a Casa do Gaiato numa publicação nas redes sociais.
“Pela palavra e sacrifício eucarístico apresentava a Deus as necessidades dos pobres nas suas variadas situações, não se cansando de, perante os homens, denunciar as injustiças que caem sobre eles e de os amparar nas suas dores”.
Apesar das dificuldades em se locomover, o que o limitou nos últimos anos, “continuou de pé a dar-se aos pobres e às exigências que se colocam a todo o cristão, especialmente àqueles que receberam o sacramento da Ordem para servirem a Igreja e toda a humanidade”, acrescentou a Casa do Gaiato.