19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Nova casa da UNISETI cresceu de “pequena luz” para a realidade  

Nova casa da UNISETI cresceu de “pequena luz” para a realidade  

Nova casa da UNISETI cresceu de “pequena luz” para a realidade  

Entre palavras de “orgulho e alegria”, mais de uma centena de pessoas marcaram presença na inauguração do espaço

A Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI) foi esta quinta-feira oficialmente inaugurada, com o descerrar da placa feito por Arlindo Mota, presidente do conselho de administração, e André Martins, líder da autarquia setubalense. Nesta cerimónia, no Parque do Bonfim, entre palavras de “orgulho e alegria”, mais de uma centena de pessoas marcaram presença na inauguração deste espaço, que para Arlindo Mota é uma instituição “modelar do associativismo”. Já o autarca sadino tinha dúvidas sobre esta localização para expandir o espaço, mas que agora tem a certeza que foi uma “boa decisão”.

- PUB -

O autarca já tinha entregado à UNISETI as chaves das instalações em 22 de Abril, após um investimento de mais de 150 mil euros, assumido pela autarquia, com os membros da instituição a poderem agora usufruir de um “maior bem-estar”, num edifício pré-fabricado de madeira com uma área coberta com cerca de 90 metros quadrados.

Arlindo Mota foi o primeiro a usar da palavra nesta cerimónia, admitindo que “tinha pouca fé que este momento chegaria”. Ainda assim, o líder da administração confessou que foi com “grande alegria” que “dos esforços”, junto do executivo municipal, se abriu “uma pequena luz”. “Esta luz foi aumentando e tornou-se realidade. Queremos agradecer à câmara municipal esta oportunidade que nos deram”.

Apesar dos agradecimentos autárquicos, Arlindo Mota fez questão de lembrar as outras instituições que também colaboraram no que é hoje “uma instituição modelar do associativismo”, considerando a UNISETI como “um exemplo” para um público que tem “direito a envelhecer activamente”.

- PUB -

O presidente do conselho de administração reforçou que a expectativa foi superada, tendo agora um espaço com condições para “ter uma universidade que dure por muitos e bons anos”.

André Martins revela que processo não foi fácil

Já André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, revela que este dia foi “muito importante”, revelando-se “orgulhoso” por poder representar a autarquia setubalense nesta cerimónia.

- PUB -

Recordou que o processo “não foi fácil” e que “havia uma outra localização que estava indicada para as instalações”, por haver quem temesse o impacto que a obra podia ter no Parque do Bonfim, onde a instituição tem sede.

“Mas convenceram-me e hoje tenho a certeza de que foi uma boa decisão. Hoje, quando cheguei, verifiquei que a obra está enquadrada neste espaço e valoriza o Parque do Bonfim. Os parques urbanos valem pelo que deles as pessoas podem usufruir e esta obra pode trazer mais pessoas para usufruírem do Parque do Bonfim”, defendeu.

O autarca apontou também a existência de um jardim de infância junto da UNISETI, salientando que “joga bem uma coisa com a outra”. “Esta relação é muito positiva para eles e para vocês, é um bom casamento. Estamos todos muito satisfeitos e orgulhosos por conseguirmos atingir este objectivo”, sublinhou.

Investimento de 150 mil euros no novo espaço

Este novo edifício tem as paredes exteriores em “madeira maciça tratada com revestimento exterior em ripado de madeira e as paredes interiores em madeira maciça com isolamento térmico e acústico e acabamento em aglomerado de madeira”, conforme explica a autarquia em nota de Imprensa.

Quanto ao acesso ao edifício, que tem quatro divisões, destinadas a entrada, secretaria, direcção e arrumos, inclui rampas interiores e exteriores em “madeira lamelada colada”, adaptadas a “pessoas com mobilidade reduzida”, no “primeiro caso com revestimento em pavimento vinílico e no segundo em deck de pinho tratado”.

Adjudicada à empresa Arcolago – Arquitetura e Construção, Ld.ª por 148 mil e 010,48 euros, aos quais acresce a taxa de IVA, esta obra incluiu a execução de instalação eléctrica e de infra-estruturas de telecomunicações, a extensão da instalação de segurança contra incêndios de edifícios e a montagem de um sistema de climatização por ar condicionado, entre outros trabalhos, esclarece o município.

A primeira fase da ampliação das instalações da UNISETI, também no valor de mais de 150 mil euros, a cargo do município, foi concretizada há um ano e incluiu a construção de um auditório e de uma sala destinada à prática de ioga num edifício com as mesmas características, com dois volumes e uma área total de construção de 111 metros quadrados.

Autarca enaltece ligação entre poder local e associativismo

André Martins fez questão de realçar que se verificamos que, quando há “uma relação entre o poder local com o associativismo”, as suas actividades “servem melhor a cidade, sedo esse o seu propósito”. Para o autarca, Portugal é um País “onde as pessoas são mais felizes graças ao associativismo”, considerando que em Setúbal se está a dar “um bom exemplo” disso.

“O movimento associativo é fundamental para o problema do isolamento. Sabemos bem o que isso é. As pessoas isoladas têm um caminho difícil, mas estamos aqui, enquanto comunidade, para ajudar essas pessoas”, referiu também.

O edil aproveitou também para elogiar o trabalho feito pelo executivo na cidade, que “tem resultado muito bem”, e deixa “os nascidos e criados em Setúbal com gosto nesta cidade”. “Estamos no bom caminho e estamos a fazer Setúbal cada vez melhor, para que quem cá vive tenha cada vez mais orgulho”, rematou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -