Mínimas vão oscilar entre os 4 e os 6 graus. Ingestão de líquidos e roupa quentes são algumas das recomendações
Nos próximos dias a meteorologia não vai perdoar e as noites vão ser de “acentuado arrefecimento” segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No concelho de Setúbal as temperaturas mínimas vão atingir os 4 graus e a perspectiva é de que se mantenham baixas, até depois do Natal.
De acordo com o site da estação meteorológica a noite desta terça-feira será a pior em termos de frio – com os termómetros a registarem 4 graus – e nos dias seguintes as temperaturas mais baixas vão oscilar entre os 8 (amanhã) e os 6 graus (quinta e sexta-feira).
Ao nível das temperaturas máximas estas vão estar entre os 15 graus, durante o dia de hoje, 18 graus amanhã e 16 nos seguintes dias. Gradualmente os termómetros começam a baixar no decorrer da tarde, e as temperaturas mínimas registam-se com maior intensidade durante a madrugada.
Por esta razão o Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros sadinos deixam algumas indicações ao nível do vestuário e calçado adequados à época aconselhando “a opção de várias peças de roupa em vez de uma única de tecido grosso”, detalha a nota de Imprensa da autarquia setubalense. Ainda ao nível da roupa esta deve “ser mantida seca para se
impedir perdas de calor”, e é também sugerido “o uso de chapéu ou gorro e de luvas”.
O consumo de bebidas alcoólicas é desaconselhado pelo que é recomendada a ingestão de sopas e líquidos para manter uma boa hidratação.
Ao nível das habitações “é recomendada a vedação de portas e janelas por onde o ar frio possa entrar, devendo a temperatura ambiente ser mantida entre os 18 e os 21 graus”. “No entanto, o acendimento de lareiras, radiadores e braseiras, assim como de aquecedores, deve obedecer a cuidados especiais, devido ao risco de acidentes domésticos”.
Os sistemas de aquecimento das casas, como aquecedores e ar condicionados, devem ser desligados antes dos residentes da habitação “se deitarem ou saírem de casa” por forma a evitar possíveis incêndios.