Sessão revela dados de produção e comércio de laranjas e limões nas freguesias sadinas durante as décadas de 1850 e 1860
O Museu de Setúbal/Convento de Jesus prepara-se para receber no próximo dia 15 de novembro uma palestra que promete “revelar curiosidades pouco conhecidas” sobre a produção e o comércio de laranjas e limões na cidade durante as décadas de 1850 e 1860.
Intitulada ‘Citrinos em Setúbal – A produção nas décadas de 50 e 60 do séc. XIX, segundo dados de J. C. de Almeida Carvalho’, esta sessão está agendada para começar às 15h00 e conta com as participações de António Serra e Marisa Duarte, no âmbito do ciclo de Palestras do Museu, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.
Em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, a autarquia sadina destaca o trabalho de João Carlos de Almeida Carvalho, natural de Setúbal, estenógrafo, político, jornalista, advogado e investigador da história local, que se dedicou à divulgação da cidade. Segundo a mesmo informação, serão apresentados dados das notas do investigador sobre a alfândega de Setúbal, incluindo valores de produção e venda de laranjas e limões em diferentes freguesias, oferecendo uma “perspetiva detalhada” sobre o comércio local no século XIX.
Na comunicação da autarquia sadina, os palestrantes esclarecem que “não se trata de um estudo exaustivo, mas de uma análise comparativa das produções e da evolução dos preços ao longo dos anos”, proporcionando aos visitantes uma visão “viva e acessível” do passado económico da cidade.