Com 129 indicadores de referência, 10 projectos e cinco boas práticas colocam autarquia entre as melhores
O município de Setúbal está no bom caminho de boas práticas ambientais e desenvolvimento sustentável. Por essa razão a Plataforma ODSlocal, através de um levantamento que caracteriza regiões e municípios sobre a Agenda 2030 das Nações Unidas, identificou o concelho sadino como um dos melhores a nível de desempenho nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A cidade apresenta-se assim “no segundo patamar mais elevado do desempenho dos municípios portugueses para o cumprimento das metas dos ODS”, avança a nota de imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.
Em termos numéricos Setúbal conta com “um valor médio situado entre os 55 e os 61 por cento, numa escala de êxito relativamente ao valores-meta já atingidos ou ultrapassados”.
Em consulta do site oficial do ODSlocal sabe-se que o município conta com 129 indicadores de referência na soma de todos os objectivos da agenda de sustentabilidade da ONU.
Ao nível do projectos implementados são 10 – são eles Mares Circulares, Kids Dive, Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, The:Place, Re-food Setúbal, Jardim Multissensorial das Energias, À PESCA, Ofi cinas de Organização e Ação do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, CLIMA.AML (Setúbal), QualAr.
A nível das boas práticas são cinco as causas identificadas – Guia de Boas Práticas, Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, Arrábida sem carros, Site dedicado ao ambiente e às alterações climáticas, Setúbal Com.posto.
Ambas as identificações são sinais positivos de que Setúbal está a fazer um trabalho relevante no que é o cumprimento das medidas da Agenda 2030.
O relatório, que “analisa o desempenho das regiões, sub-regiões e municípios de Portugal rumo às metas dos 17 ODS”, é realizado por elementos do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, do MARE da Universidade Nova de Lisboa e da start-up tecnológica 2adapt.