Com o lema ‘Unimos quem faz acontecer’, o projeto inclui um site e uma plataforma geridos pela autarquia
Um novo projeto de gestão da oferta e da procura de voluntariado, que facilita o encontro de voluntários disponíveis para iniciativas em diferentes áreas de intervenção, foi apresentado no Dia Internacional do Voluntário. Com o lema “Unimos quem faz acontecer”, o projeto Voluntariado Setúbal, inclui um site e uma plataforma geridos pela Câmara Municipal.
Nestes canais a autarquia assume o papel de intermediária entre as entidades que disponibilizam as ofertas e os munícipes interessados em participar em ações de voluntariado. A apresentação do projeto teve lugar na Casa do Largo, um equipamento municipal onde se realiza uma das iniciativas de voluntariado, neste caso promovida pela própria Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal.
“É com muito gosto que hoje, Dia Internacional do Voluntário, estamos aqui a celebrar algo que é essencial numa sociedade viva, a capacidade de nos unirmos para fazer acontecer”, sublinhou na abertura da sessão o chefe da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Vasco Caleira.
No entender do responsável, “em tempo recorde e num formato diferente de trabalho”, a autarquia desenvolveu “um enorme esforço nos últimos meses” para disponibilizar ainda no decorrer deste ano a nova plataforma e o site do VOLUNTARIADO Setúbal.
Com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto é considerada “uma nova etapa na forma como o concelho gere, promove e aproxima quem quer ajudar de quem necessita dessa ajuda”, com “a mesma vontade de transformar” que caracteriza a Bolsa Municipal de Voluntariado – Atitude Positiva.
“O que trazemos hoje não é apenas uma plataforma, é uma ponte que liga entidades que precisam de mãos, ideias e energia a pessoas que têm precisamente isso para oferecer. Unimos quem faz acontecer”, destacou Vasco Caleira.
Esta sessão de lançamento contou com uma apresentação do projeto pelas técnicas municipais Carolina Nunes e Filipa Bento, que deram a conhecer as novas funcionalidades e benefícios da plataforma e do site geridos pela autarquia sadina.
“Trabalhamos com o objetivo de centralizar na plataforma as oportunidades de voluntariado que existem no concelho, possibilitando uma maior conexão entre voluntários e entidades que organizam o voluntariado e incentivando a participação das pessoas nos vários projetos que existem em Setúbal”, explicou Carolina Nunes.
Já Filipa Bento sublinhou que os interessados em fazer voluntariado podem inscrever-se na plataforma através de um processo “rápido, seguro e intuitivo”, sendo que, a partir desse momento, podem pesquisar e receber sugestões personalizadas de ofertas para participar em ações de voluntariado alinhadas com as suas preferências.
Foi ainda explicado por Carolina Nunes que as entidades que organizam as ações de voluntariado “beneficiam de uma divulgação e captação de voluntários totalmente organizada, com uma gestão interna mais eficiente”, e de “maior visibilidade e suporte técnico”.
Um workshop para as entidades e voluntários aprenderem “Como utilizar a Plataforma?” encerrou a sessão de lançamento do projeto Voluntariado Setúbal.