Projecto “Arqueologia vai à escola” permite aos jovens contactarem “com vestígios arqueológicos de escavações realizadas no Convento de Jesus”, entre outras actividades
A arqueologia vai à Escola Básica (EB1) n.º 3 do Montalvão, em Setúbal, no próximo dia 9. A iniciativa visa “dar a conhecer aos alunos um pouco do património e da história da cidade, bem como a importância do trabalho arqueológico”, revela a Câmara Municipal, responsável pelo projecto lançado neste ano lectivo.
De acordo com a autarquia, o projecto “consiste numa actividade lúdico-pedagógica dividida em duas partes, começando por se falar do conceito de arqueologia e do trabalho arqueológico com o recurso a uma apresentação com imagens sobre vestígios e escavações arqueológicas, o material utilizado, o trabalho laboratorial, a conservação e o restauro de peças arqueológicas e a sua museologia”. A segunda parte da actividade é, segundo a edilidade, “mais dinâmica”, já que os alunos têm a oportunidade de “contactarem com vestígios arqueológicos de escavações realizadas no Convento de Jesus, manusearem os diversos tipos de materiais recolhidos e fazerem um pouco o trabalho de laboratório”, como “a lavagem de fragmentos, a separação dos diversos tipos de materiais e a reconstrução de peças”.
As primeiras visitas do projecto “Arqueologia vai à escola” foram realizadas em Abril e não terminam no estabelecimento de ensino do Montalvão. “O programa tem como objectivo abranger todas as escolas do concelho, de todos os ciclos de ensino, com a preocupação de adaptar o discurso às idades dos alunos”, indica o município, a finalizar.