23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Mulheres debatem desigualdades no mar

Mulheres debatem desigualdades no mar

Mulheres debatem desigualdades no mar

|

ÀS 10h30, no Mercado do Livramento, o debate vai ser no feminino em volta do negócio das pescas e da diferença do tratamento salarial entre homens e mulheres

 

O Dia Mundial da Pesca celebra-se amanhã, e é pretexto para realizar o quinto encontro do ciclo “Mar à Conversa”, promovido pela Câmara Municipal, em conjunto com a Associação Natureza Portugal, parceira da World Wide Fund for Nature.

- PUB -

E sob o mote “A Mulher e o Mar”, um grupo de mulheres com actividades relacionadas com o mar, aproveitam este dia para se reunirem numa tertúlia para debater temas relacionados com a dificuldade e os desafios que se colocam à promoção da igualdade de género no setor das pescas.

A tertúlia, que tem início às 10h30, no Ninho de Novas Iniciativas Empresariais, no Mercado do Livramento, promove o diálogo e a reflexão sobre questões relacionadas com a desigualdade entre homens e mulheres na indústria da pesca, nomeadamente nas práticas salariais.

Participam neste encontro a chef Tia Cátia que, através de receitas, apoia e promove o consumo de pescado sustentável, a sub-diretora da revista Activa, Gisela Henriques, a fundadora da empresa de produção de ostras Neptunpearl, Célia Henriques, a bióloga da WWF Rita Sá e a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

- PUB -

“Há mais mulheres envolvidas na indústria do pescado do que homens”, desempenhando funções nas áreas da pesca, da produção, do processamento de pescado e da venda, comenta a directora executiva da Associação Natureza Portugal, Ângela Morgado, que também participa na iniciativa enquanto moderadora.

“Estas funções são desempenhadas, muitas vezes, em condições desfavoráveis e com remunerações baixas, o que nos obriga a reflectir sobre como podemos dignificar a posição da mulher nesta indústria”, salienta Ângela Morgado.

Esta tertúlia do ciclo “Mar à Conversa”, dinamizado pela autarquia no âmbito das actividades lúdico-pedagógicas de promoção da marca “Setúbal Terra de Peixe”, é de entrada gratuita, mediante inscrição.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -