Morreu Andreas Stöcklein, autor dos painéis de azulejo do Túnel do Quebedo

Morreu Andreas Stöcklein, autor dos painéis de azulejo do Túnel do Quebedo

Morreu Andreas Stöcklein, autor dos painéis de azulejo do Túnel do Quebedo

Gravura valeu ao artista o prémio anual da SOS-Azulejo. Cerimónias fúnebres começam hoje pelas 16 horas

Morreu este sábado Andreas Stöcklein, autor dos painéis de azulejo do Túnel do Quebedo. O artista alemão, de 67 anos, dividia a sua vida entre Setúbal e Lisboa e, actualmente, residia na cidade setubalense.

- PUB -

Depois de viver os seis primeiros anos da sua infância em Luanda, capital de Angola, voltou para a cidade alemã de Essen onde esteve até 1982. Estudante da Academia de Belas Artes de Düsseldorf no curso de Arte Livre – tendo frequentado as disciplinas de escultura e pintura – foi no ano de 1982 que realizou um “semestre sabático” na serra da Arrábida durante oito meses onde fez “experimentações de Landart e pintura, procurando criar situações perecíveis com materiais naturais encontrados na paisagem”, como explica o site do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. No ano seguinte mudava-se em definitivo para Portugal.

Em 2017 foi-lhe atribuído o prémio anual da SOS-Azulejo, em conjunto com a galeria Ratton, para “melhor obra pública artística em azulejaria, pela intervenção no Túnel do Quebedo”, que realizou em 2016.

É também autor de outras gravuras, nomeadamente na cidade de Lisboa, onde se destacam o Edifício “Embaixador” (Lisboa, 1992), a estação ferroviária de Campolide (1999), as duas primeiras fases da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1999 e 2000) ou a Igreja da Divina Misericórdia (Alfragide, 2010).

- PUB -

Pelas redes sociais têm-se multiplicado as mensagens de despedida e agradecimento a Andreas Stöcklein. Carlos Barreto Xavier, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, José Teófilo Duarte, director do DDLX Design Comunicação Lisboa, o Museu Nacional do Azulejo e a Galeria Ratton são algumas das personalidades e entidades que deixaram mensagens nas suas páginas da rede social Facebook.

A Galeria Ratton informa que o velório decorre a partir das 16 horas desta segunda-feira e que a cerimónia de cremação começa pelas 10 horas de amanhã no Cemitério dos Olivais.

O SETUBALENSE apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -