28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Letícia Magalhães é a primeira sadina a ser chamada à Selecção Nacional de Triatlo

Letícia Magalhães é a primeira sadina a ser chamada à Selecção Nacional de Triatlo

Letícia Magalhães é a primeira sadina a ser chamada à Selecção Nacional de Triatlo

Jovem de 16 anos compete pelo Benfica, mas treina em três clubes diferentes de Setúbal

 

A atleta Letícia Magalhães conseguiu o apuramento para a representação da Seleção Nacional de Triatlo na Taça da Europa Júnior de Quarteira. Desta forma, a jovem de 16 anos tornou-se na primeira setubalense a ser chamada à equipa lusa de Triatlo.

- PUB -

A prova de apuramento realizou-se em Santo André, no passado dia 19 de Fevereiro, tendo sido constituída por 750 m de natação, 20 km de bicicleta e concluída com 5 km de corrida. Ainda no primeiro ano do escalão de cadetes (atletas que fazem 16 e 17 anos), Letícia Magalhães competiu com atletas juniores com 18 e 19 anos. Das quatro atletas seleccionadas, a jovem é a única cadete, uma vez que as restantes apuradas estão no segundo ano de juniores.

Letícia Magalhães compete pelo Sport Lisboa e Benfica, mas na impossibilidade de treinar com a equipa e de apenas ocasionalmente se deslocar ao Jamor, continua a treinar natação no Clube Naval Setubalense, a fazer ciclismo pelo Centro Ciclismo Azeitonenses e a correr desde muito nova no Vitória Futebol Clube. Recentemente a atleta sadina ganhou o Regional de Corta- -Mato Longo pelo Vitória FC, a 29 de Janeiro.

Em entrevista a O SETUBALENSE, a atleta do Benfica revelou-se muito satisfeita com esta convocatória, nove anos após ter começado a treinar triatlo. “Fiquei muito feliz por ter conseguido esta chamada para representar a nossa Selecção, logo na primeira oportunidade que tive”. Apesar de já ter a mínima noção que iria ser convocada, a atleta confessou- -se aliviada por ter alcançado tão cedo este feito. “Não sabia que as vagas tinham sido reduzidas de dez para apenas quatro em relação ao ano passado. Claro que com estas circunstâncias senti um alívio por ter ficado neste grupo apenas com juniores, sendo a única cadete a ser chamada”, revelou.

- PUB -

A jovem atleta de 16 anos orgulha-se em ser de Setúbal, e como tal é uma ‘bandeira’ que gosta de levar para todo o lado. “Tenho feito sempre questão que saibam de onde venho. Adoro a nossa cidade e sinto-me uma sortuda por ter nascido aqui. Já viajei muito em Portugal e embora tenha conhecido lugares muito bonitos, continuo a achar que Setúbal é única”, realçou.

Letícia Magalhães explicou como funciona a sua rotina diária, tendo de realizar a preparação em três locais diferentes. “Apenas treino diariamente no Clube Naval Setubalense a parte da natação. Por impossibilidade de horário, raramente treino no Centro Ciclista Azeitonense ou no Vitória Futebol Clube Atletismo. No entanto, faço todas as provas de ciclismo e atletismo, a representar com todo o gosto, estes clubes. Essas provas têm ajudado muito na preparação para o triatlo. No Benfica treino ao fim de semana no Jamor e participo em estágios. Normalmente treino atletismo e ciclismo sozinha, acompanhada pelo meu pai”.

Apesar de ainda ser jovem, a atleta teria todo o gosto em seguir carreira no Triatlo, mas ainda assim mantém- -se focada na escola. “O desporto em geral tem muitas condicionantes. Faço desporto porque é o que mais gosto, no entanto, a escola será sempre a prioridade. Se obtiver resultados no triatlo que me permitam ir mais longe, decidirei na altura”.

- PUB -

Quanto ao futuro, Letícia Magalhães aponta as suas metas apenas a curto prazo, não querendo ‘dar um passo maior que a perna’. “O meu objectivo é conseguir, este ano, os três apuramentos que vão existir para representar o nosso país na Roménia, Espanha e Eslováquia. Nestes casos com provas no meu escalão”, concluiu.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -