LASA celebra 70 anos de contributos para preservar o património de Setúbal e Azeitão

LASA celebra 70 anos de contributos para preservar o património de Setúbal e Azeitão

LASA celebra 70 anos de contributos para preservar o património de Setúbal e Azeitão

Associação, que teve um papel importante na criação do Museu do Convento de Jesus, vai agora lançar uma festa de artes e letras

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) completa esta sexta-feira 70 anos de preservação do património cultural, ambiental e imaterial da cidade. Um jantar, já anunciado, vai marcar o dia de aniversário, mas para os próximos tempos, a associação está já a desenvolver novos projetos.

- PUB -

Fundada em 1955 por “grupo de intelectuais, pessoas importantes e cultas da cidade” foi pela mão de João Luís Borba, na época provedor da Santa Casa da Misericórdia que a LASA nasce com o objetivo de criar o Museu do Convento de Jesus.

“Essa posição que ele tinha na Misericórdia foi importante porque, entretanto, o hospital que estava no Convento de Jesus saiu para o São Bernardo, aquele espaço ficou vazio, a Misericórdia tinha um acervo notável e era necessário, mas não havia estrutura institucional para receber o museu. Portanto, ele tinha o edifício, tinha o acervo, mas era necessário o quadro institucional. Isto foi um plano porque, ao contrário de muitas cidades de média dimensão, Setúbal não teve o seu museu do século XIX. Mas há este contexto favorável e é um bocadinho nesse encontro de todas as condições necessárias para fazer finalmente nascer um museu em Setúbal, que a LASA surge. A LASA é criada por este grupo de personalidades para suportar a criação do Museu do Convento de Jesus. A ideia era que a LASA recebesse o financiamento necessário para assegurar o funcionamento do museu”, revela em declarações a O SETUBALENSE a atual diretora, Joaquina Soares.

O feito acabou por ser bem-sucedido e o museu está hoje de pé, agora sob alçada da Câmara de Setúbal. A 30 de novembro de 2024 o espaço voltou a abrir portas depois de uma renovação e ter estado encerrado 32 anos.

- PUB -

Além de João Luís Borba outro dos nomes recordados pela presidente é o de Maurício Costa, que também presidiu à associação.

Outro dos objetivos em que a LASA foi perentória, e que a responsável destaca como uma “luta bem-sucedida”, é a recuperação do pano da segunda linha de muralhas, agora no Montalvão – em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS).

Desde 2023 com mais jovens associados e novas atividades

- PUB -

A fundadora e antiga diretora do MAEDS assumiu, em 2023, a direção da LASA com o objetivo de dinamizar a associação e rejuvenescer os associados. Este último objetivo já está em curso, conta-nos, porque no último ano já se associaram 50 novas pessoas.

“A LASA precisava de alargar o corpo associativo, de trazer gente nova, mais nova do que nós, com certeza, para dar vida e para dar continuidade no fundo, para criar futuro para a associação”, refere.

Quanto à dinamização do calendário de atividades Joaquina Soares destaca alguns projetos que têm sido desenvolvidos, nomeadamente o projeto de investigação “Arco Arrábida” – para valorizar o património natural da serra – e o “Arrábida, Cultura e Biodiversidade” – iniciativa educativa desenvolvida com a Escola Secundária D. João II e a Escola EB 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela).

No futuro, e ainda em estudo, estão ainda outros projetos como candidatar a património municipal o “falar tradicional de Setúbal” e a criação do Museu Virtual João Vaz para reunir a obra possível do pintor setubalense.

Comprometem-se ainda a continuar com a atribuição do Prémio Bocage, entregue todos os anos por ocasião da comemoração do Dia da Cidade de Setúbal e de Bocage.

Jantar de aniversário vai decorrer no Hotel Meliá

O Hotel Meliá foi o local escolhido para acolher o jantar de celebração dos 70 anos da LASA, que se realiza esta sexta-feira pela 19h30.

Durante a refeição vai realizar-se uma conferência proferida pelo investigador de história contemporânea de Setúbal, Dr. Pedro Fernandes, que vai palestrar sobre o tema “Setúbal: 1800-1950. Século e meio de mudanças”, que a LASA considera enquadrar-se nos objetivos da instituição que tem como objetivo dar a conhecer o património da cidade de Setúbal e toda a região envolvente.

Para a responsável pela instituição esta exposição vai servir para explicar um “período de grande dinamismo para a cidade”.

NOVO | Festa LASA de Artes & Letras

Uma das novidades já anunciada pela associação é a primeira edição da Festa LASA de Artes & Letras onde os associados vão ter oportunidade de expor os seus trabalhos. Esta vai decorrer entre 13 de dezembro e 21 de fevereiro do próximo ano na Galeria Municipal do 11, onde vai estar patente a mostra “Patrimónios: Tanto por Dizer” com obras da autoria dos sócios.

Simultaneamente vão acontecer, todos os sábados, atividades culturais descentralizadas por vários espaços do concelho.

Abertas estão ainda as inscrições para os associados que queiram mostrar os livros que têm publicados dentro da área das Humanidades (Literatura, Arqueologia, História, Património, Artes, Economia, Sociologia, Filosofia, Política) e do Ambiente.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não