Jardins de Monte Belo Sul e do Bairro Afonso Costa e Escola Básica nº7 da Fonte do Lavra alvo de intervenção
A Junta de Freguesia de São Sebastião, em Setúbal, tem em execução três intervenções, a acontecer com o objectivo de dotar os espaços de melhores condições para a população. No Jardim de Monte Belo Sul está em curso um projecto de requalificação, que surge “no âmbito da estratégia delineada pela Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com o município de Setúbal, para regenerar alguns locais do território que se encontravam subaproveitados”. Para o efeito, no local vão proceder à “instalação de mobiliário urbano e novos equipamentos, à renovação de estruturas e à regeneração do espaço verde”.
A acção, realizada, também, com o objectivo de “dinamizar no espaço eventos culturais”, inclui, ainda, a instalação de “uma pérgula de sombreamento, mesas e bancos de piquenique, máquinas de ginástica, bebedouro e suporte metálico para parqueamento de bicicletas”, refere a Junta de Freguesia de São Sebastião em comunicado. “A recuperação do anfiteatro, muretes e calçadas está igualmente prevista, assim como o embelezamento do espaço verde”, lê-se na mesma nota.
Também a Escola Básica nº7 da Fonte do Lavra está a ser alvo de uma intervenção, através da “instalação de flexipiso [superfícies de segurança e desportivas] junto ao seu equipamento lúdico”. A obra, que se encontra em fase de conclusão, “resulta de uma parceria entre a Associação de Pais da Escola Básica nº7 da Fonte do Lavra e a Junta de Freguesia de São Sebastião”. “A autarquia de Setúbal procedeu, em Novembro, à preparação do solo, nomeadamente à remoção de areias, rebaixamento do piso e colocação de lancil à volta do equipamento. As etapas posteriores ficaram a cargo da associação de pais, que contratou uma empresa especializada para efectuar o trabalho”, explica a Junta de Freguesia.
Com a realização desta empreitada, “os serviços operacionais vão proceder, também, a uma adaptação da rampa de acesso ao equipamento, de forma a beneficiar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida” e a associação de pais “tomou a decisão de suportar os custos da instalação de um piso mais confortável”.
Por sua vez, no jardim do Bairro Afonso Costa, a requalificação do espaço, “realizada em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal”, inclui a “instalação de um conjunto de equipamentos, recuperação de estruturas, melhoria de acessibilidades e do parque lúdico infantil”. O projeto, “aprovado pelos moradores do Bairro Afonso Costa, numa reunião descentralizada realizada em Maio de 2019”, arrancou no final do passado mês de Junho.