Mafalda Vasques convenceu o júri, na gala que em que estiveram seis cantores em competição
A jovem enfermeira Mafalda Vasques, de 25 anos, venceu o XIII Concurso de Fado de Setúbal, tendo sido a preferida do júri na gala final que teve lugar sábado à noite na Sociedade Musical Capricho Setubalense.
A vencedora, natural de Beja e residente em Lisboa, interpretou os temas “Estranha Forma de Vida” e “Eu preciso de te ver”, superando os outros cinco concorrentes, oriundos de vários pontos do país.
Mafalda Vasques começou a cantar aos 12 anos, por influência do avô, falecido recentemente, pelo que a vitória foi ainda mais especial para a jovem. “Sinto-me hoje particularmente emocionada, porque passei por uma perda muito recente. Esta vitória tem um sabor especial e dedico-a ao meu avô”, disse, depois de receber o galardão das mãos do vereador da Cultura, Pedro Pina.
A vencedora recebeu 600 euros de prémio e vai cantar na Feira de Sant’Iago 2022.
Em segundo lugar ficou Joana Camões, 30 anos, natural de Torres Vedras, que recebeu um prémio monetário de 400 euros.
O terceiro classificado foi Miguel Dias, 17 anos, do Barreiro, que arrebatou também o “Prémio do Público”. O jovem estudante recebeu a quantia total de 450 euros, referentes ao valor de 300 euros pelo terceiro lugar e de 150 euros pela eleição do público, e um convite para actuar na Feira de Sant’Iago 2022.
“Sinto-me muito feliz por ter sido a escolha do público. É sinal de que as pessoas gostam de me ouvir cantar e da minha postura. Todos estamos aqui para dar o nosso melhor e é sempre bom quando somos recompensados por isso”, declarou Miguel Dias no final da gala.
Depois de começar a cantar, aos oito anos, pela mão da avó, que também cantava e o levava a casas e espectáculos de fado, Miguel Dias continuou sempre a cantar e a participar em concursos.
O prémio para o melhor fadista do concelho de Setúbal foi entregue a Pedro Conceição, 22 anos, distinguido com uma menção honrosa e um prémio monetário no valor de 100 euros.
Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado, foram os músicos da gala final, evento que teve também em competição os fadistas Amabélio Pereira, 55, de São Brás de Alportel, e Vanessa Santos, 33, de Lisboa. Cada um destes finalistas recebeu um prémio no valor de 100 euros.
O Concurso de Fado de Setúbal, organizado desde 2009 numa parceria entre a Câmara Municipal e a Capricho Setubalense, tem um júri constituído por representantes destas entidades, respectivamente Helena Mendes e Amílcar Caetano, e pelo fadista Tiago Correia.