Sessão solene marca arranque do novo ano académico. Lauak, professor Jorge Pinto, docentes e estudantes foram igualmente distinguidos
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) comemorou ontem o seu ‘dia oficial’ com uma cerimónia que se iniciou com uma mensagem do Presidente da República. Marcelo rebelo de Sousa deu os parabéns ao IPS, enalteceu o contributo para a região e destacou o papel da academia para a recuperação económica.
“Uma das vias de recuperação pós-pandemia é a qualificação. Os recursos humanos são a nossa pedra de toque para o sucesso e o IPS será nas próximas décadas vencedor como foi nas quatro agora terminadas”, disse o Chefe de Estado.
Pela primeira vez, foi entregue o título Professor Honoris Causa. José Mourinho, galardoado com esta distinção, apesar de não ter podido estar presente, enviou uma mensagem, em vídeo, na qual elogiou o “trabalho fantástico na formação dos jovens da cidade e região”. “Agradeço a honra que me deram com esta distinção, que já tinha recebido na minha faculdade mas não na minha cidade”.
Igualmente distinguidos foram a Lauak Portugal, a que o IPS atribuiu o diploma de instituição de mérito científico e tecnológico, recebido pelo director-geral da empresa, Armando Gomes, e o professor Jorge Manuel Bento Pinto, que recebeu o título de Professor Emeritus pelos seus 36 anos de serviço na ESE/IPS.
A cerimónia, que assinalou simultaneamente a abertura do novo ano académico, contou com a tomada de posse da nova presidente do Conselho Geral, Sandra Martinho, directora para a área de Educação e Filantropia na Microsoft Portugal. “Este é um dia de grande de responsabilidade. Aceitar este desafio foi algo que encarei como mais uma etapa também da minha vida”, começou por dizer.
“Trazer para o Politécnico de Setúbal o meu conhecimento e a minha experiência vai ser de facto a minha grande aposta”, continuou, destacando “a oportunidade de poder integrar esta nova era”.
“É a era do fantástico, uma vez que hoje temos ao nosso alcance e disposição informação como nunca tivemos”. Nas palavras de Bruno Fragueiro, “o ano que passou foi um ano de superação, no qual o IPS se renovou e a toda a comunidade disse presente”.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica do IPS aproveitou ainda o momento para reconhecer “o mérito de Pedro Dominguinhos, pelos oito anos de trabalho”.
O presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, fez, por sua vez, um ponto de situação sobre o trabalho que o politécnico tem desenvolvido e está a desenvolver. Terminou a sua última intervenção nesta sessão solene, dizendo que “tem sido uma honra servir o instituto e a região”.
“As conquistas alcançadas apenas são possíveis graças a toda uma equipa que tenho o privilégio de liderar. Agradeço a todos. Juntos construímos o futuro”.
Costa e Silva: “O IPS vai ser transformador no País”
António Costa e Silva, este ano convidado a proferir a oração de sapiência, começou por definir o IPS como “uma das instituições do ensino superior com maior qualidade em Portugal”.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência elogiou ainda a forma como o IPS se ligou aos territórios e a transformação socioeconómica gerada, considerando que “o caminho do instituto está claramente traçado e vai ser transformador não só na região como no País”.
Do programa do Dia do IPS fez igualmente parte o reconhecimento institucional, com entrega de medalhas de mérito e de valorização do percurso profissional dos trabalhadores docentes, não docentes e aposentados.
O professor Jorge Pinto, da ESE, e a professora Natália Santos da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Setúbal estiveram entre os distinguidos.
A Noémia Dimas, Alberto Mimoso e José Cardoso, este último a título póstumo, foram entregues as medalhas de excelência.
Também o mérito académico dos estudantes e diplomados foi reconhecido, com entrega de prémios de mérito académico aos estudantes que se destacaram no ano lectivo 2019/2020. Foram atribuídas quatro bolsas de mérito IPS e Aicep Global Parques a alunos da EST e da ESCE pelo trabalho desenvolvido em 2019/2020.
Também o Santander Totta concedeu subsídios de mérito a seis alunos do Instituto Politécnico de Setúbal. Rui Capelo, por sua vez, recebeu a bolsa de mérito atribuída pela Ensino Magazine.