Artista ficou conhecido por trabalhos na poesia, artes plásticas, publicidade e por estudos de arte da época pré-histórica
Joaquim Maria Pessoa, poeta barreirense, tem uma exposição documental e bibliográfica na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, patente até 30 de Novembro.
O artista foi considerado o Autor do Mês, no âmbito do ciclo desenvolvido pela autarquia sadina onde se mostram a biografia e os percursos de vida de grandes autores, e por isso tem um espaço dedicado onde se pode ainda ver “um vídeo através do qual é traçado um retracto da vida e obra do homenageado”, como explica a nota de Imprensa da Câmara Municipal de Setúbal.
Joaquim Pessoa nasceu a 22 de Fevereiro de 1948, no Barreiro, e faleceu a 17 de Abril deste ano, com 75 anos. Ficou conhecido pelos amplos trabalhos desenvolvidos nas áreas da poesia, das artes plásticas, na publicidade e nos estudos de arte da época pré-histórica.
Formou-se em Marketing e Publicidade e passou por várias agências da área como director-criativo e director-geral. Compôs ainda letras de músicas, o que lhe permitiu conviver com grandes cantores da música portuguesa como Carlos Mendes, José Carlos Ary dos Santos, Fernando Tordo e Paulo de Carvalho.
“1000 Imagens”, “Rua Sésamo”, e, “45 anos da Publicidade em Portugal” são alguns dos projectos televisivos, onde foi autor e co-autor, que entram na carreira do barreirense que se destaca também pelo título de director da Sociedade Portuguesa de Autores.