Jovem patinador setubalense vê participação na prova internacional como “um sonho”, mas para a realização do mesmo precisa de apoio financeiro
João Cruz prepara-se para participar no Campeonato da Europa, em Itália, a partir de amanhã, mas a novidade do jovem setubalense está na Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) ter apostado na subida de escalão do atleta de 16 anos para a categoria de juniores, de modo a que este participe no próximo Campeonato do Mundo, na China, em outubro, algo que o patinador vê como um sonho prestes a tornar-se realidade.
Apesar da convocatória, para realizar este sonho existem custos, que terão de ser cobertos pelo próprio atleta, cabendo à mãe do jovem patinador organizar mais uma venda de rifas, existindo ainda a possibilidade de qualquer pessoa por ajudar através de MB Way ou transferência bancária.
É já nesta quarta-feira que João Cruz começa a aventura em Trieste, Itália, com a participação no Campeonato da Europa no escalão de juvenil, que dura até 13 de setembro. Para a primeira semana está agendada a prova de Patinagem Livre, sendo que na segunda semana terá lugar a prova de Solo Dance. Nesta competição o jovem sadino garantiu que quer “muito fazer uma prova limpa” e consequentemente dar o seu melhor.
Quanto à participação no Campeonato Mundo, João Cruz vê esta competição como os Jogos Olímpicos da Patinagem Artistica. Em declarações a O SETUBALENSE, o jovem setubalense explicou que este ano ainda não tinha escalão para participar nesta competição, tendo como foco treinar para o Campeonato Europa. “Quando não é o nosso espanto a FPP ligou para a minha treinadora a perguntar se eu estaria interessado em participar no Campeonato do Mundo”, explicou.
Sobre o que sentirá quando estiver em competição, revelou que competir com atletas mais velhos com muita mais experiência trará um sentimento de “maior responsabilidade e muito mais trabalho”, deixando ainda um especial agradecimento à FPP pela aposta.
Precisamente sobre ter sido convidado pela FPP, João Cruz diz que em quase nada se identifica como um adolescente considerado normal. “Eu trabalho muito e este ano tive uma única semana de férias. Nada se consegue sem trabalho e isso eu levo para a minha vida. A convocatória da FPP para o Campeonato do Mundo para mim é um orgulho enorme, fico até com as lágrimas nos olhos. Tudo isto é a recompensa e mérito de todo este trabalho e amor que tenho pela patinagem. Poder representar o meu País e levar a minha cidade e as minhas pessoas no coração é estrondoso”, confessou.
Quanto às expetativas para esta competição, João Cruz garantiu que apesar de ir competir com grandes nomes da patinagem e com atletas mais velhos e com mais experiência, vai “tranquilo”. “Dificil é estar junto dos melhores e eu vou lá estar. Como sempre dar o meu melhor, continuar a trabalhar, viver e sentir esta experiência. Eu quero muito”, atirou.
Relativamente aos apoios para conseguir participar nestas provas, o atleta setubalense assegurou que garantir estes é “sempre o mais difícil”. “A minha mãe farta-se de mandar emails para tudo o que são empresas, comércio e nada. Também já tratámos de pedir ajuda à Câmara Municipal de Setúbal para o Campeonato da Europa. Para esta competição a minha mãe fez rifas pois este ano eu fui convocado em livres e em dança, e isto implica que na primeira semana vai a treinadora de Patinagem Livre e temos que custear as despesas todas, desde viagem, carro, combustível, hotel, alimentação e entrada no pavilhão. Na segunda semana as mesmas despesas para a treinadora de solo dance. É tudo muito dinheiro”. Sem se esquecer daqueles que tornam os seus sonhos realidade, João Cruz fez questão de agradecer a todos os que ajudam com a compra da rifas, considerando-os como “verdadeiros amigos” e também às terinadoras por estarem “sempre lá” para ajudar.
Além das compras das rifas, quem quiser ajudar o atleta setubalense a custear o preço elevado que tem a participação nestas competições, poderá fazê-lo através de através de MB Way, para os contactos 913755911, 918478421, 932034401, ou 913685136. Também existe a possibilidade de ajudar por transferência bancária para o PT50004590114023899882173.