João Cruz ruma ao Campeonato da Europa com estreia no Mundial para breve

João Cruz ruma ao Campeonato da Europa com estreia no Mundial para breve

João Cruz ruma ao Campeonato da Europa com estreia no Mundial para breve

Jovem patinador setubalense vê participação na prova internacional como “um sonho”, mas para a realização do mesmo precisa de apoio financeiro

João Cruz prepara-se para participar no Campeonato da Europa, em Itália, a partir de amanhã, mas a novidade do jovem setubalense está na Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) ter apostado na subida de escalão do atleta de 16 anos para a categoria de juniores, de modo a que este participe no próximo Campeonato do Mundo, na China, em outubro, algo que o patinador vê como um sonho prestes a tornar-se realidade.

- PUB -

Apesar da convocatória, para realizar este sonho existem custos, que terão de ser cobertos pelo próprio atleta, cabendo à mãe do jovem patinador organizar mais uma venda de rifas, existindo ainda a possibilidade de qualquer pessoa por ajudar através de MB Way ou transferência bancária.

É já nesta quarta-feira que João Cruz começa a aventura em Trieste, Itália, com a participação no Campeonato da Europa no escalão de juvenil, que dura até 13 de setembro. Para a primeira semana está agendada a prova de Patinagem Livre, sendo que na segunda semana terá lugar a prova de Solo Dance. Nesta competição o jovem sadino garantiu que quer “muito fazer uma prova limpa” e consequentemente dar o seu melhor.

Quanto à participação no Campeonato Mundo, João Cruz vê esta competição como os Jogos Olímpicos da Patinagem Artistica. Em declarações a O SETUBALENSE, o jovem setubalense explicou que este ano ainda não tinha escalão para participar nesta competição, tendo como foco treinar para o Campeonato Europa. “Quando não é o nosso espanto a FPP ligou para a minha treinadora a perguntar se eu estaria interessado em participar no Campeonato do Mundo”, explicou.

- PUB -

Sobre o que sentirá quando estiver em competição, revelou que competir com atletas mais velhos com muita mais experiência trará um sentimento de “maior responsabilidade e muito mais trabalho”, deixando ainda um especial agradecimento à FPP pela aposta.

Precisamente sobre ter sido convidado pela FPP, João Cruz diz que em quase nada se identifica como um adolescente considerado normal. “Eu trabalho muito e este ano tive uma única semana de férias. Nada se consegue sem trabalho e isso eu levo para a minha vida. A convocatória da FPP para o Campeonato do Mundo para mim é um orgulho enorme, fico até com as lágrimas nos olhos. Tudo isto é a recompensa e mérito de todo este trabalho e amor que tenho pela patinagem. Poder representar o meu País e levar a minha cidade e as minhas pessoas no coração é estrondoso”, confessou.

Quanto às expetativas para esta competição, João Cruz garantiu que apesar de ir competir com grandes nomes da patinagem e com atletas mais velhos e com mais experiência, vai “tranquilo”. “Dificil é estar junto dos melhores e eu vou lá estar. Como sempre dar o meu melhor, continuar a trabalhar, viver e sentir esta experiência. Eu quero muito”, atirou.

- PUB -

Relativamente aos apoios para conseguir participar nestas provas, o atleta setubalense assegurou que garantir estes é “sempre o mais difícil”. “A minha mãe farta-se de mandar emails para tudo o que são empresas, comércio e nada. Também já tratámos de pedir ajuda à Câmara Municipal de Setúbal para o Campeonato da Europa. Para esta competição a minha mãe fez rifas pois este ano eu fui convocado em livres e em dança, e isto implica que na primeira semana vai a treinadora de Patinagem Livre e temos que custear as despesas todas, desde viagem, carro, combustível, hotel, alimentação e entrada no pavilhão. Na segunda semana as mesmas despesas para a treinadora de solo dance. É tudo muito dinheiro”. Sem se esquecer daqueles que tornam os seus sonhos realidade, João Cruz fez questão de agradecer a todos os que ajudam com a compra da rifas, considerando-os como “verdadeiros amigos” e também às terinadoras por estarem “sempre lá” para ajudar.

Além das compras das rifas, quem quiser ajudar o atleta setubalense a custear o preço elevado que tem a participação nestas competições, poderá fazê-lo através de através de MB Way, para os contactos 913755911, 918478421, 932034401, ou 913685136. Também existe a possibilidade de ajudar por transferência bancária para o PT50004590114023899882173.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não