Medida pretende ajudar alunos na liquidação de prestações de propina e nas mensalidades de alojamento
Como forma de auxiliar os estudantes afectados economicamente “pelas medidas de contenção e mitigação da Covid-19”, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), com o contributo dos “seus Serviços de Acção Social (SAS)”, tomou a iniciativa de desenvolver “um programa de auxilio de emergência”. A medida, intitulada de Unidos@IPS, tem como objectivos “a atribuição de apoio para liquidação de prestações de propina e mensalidades de alojamento na residência de estudantes de Santiago e moradias de Santa Bárbara”, bem como “a atribuição de géneros ou bens”, lê-se em comunicado divulgado pela instituição.
A funcionar desde segunda-feira, a iniciativa abrange “a própria comunidade académica (docentes, não docentes, antigos estudantes) e a comunidade externa, entre entidades parceiras e cidadãos que, a título individual, entendam por bem aderir”. Para o efeito, devem ser contactos “os SAS, através do email sas@sas.ips.pt”. No que diz respeito aos custos, estes são suportados “por receitas próprias e pelos donativos de particulares e empresas”.
As candidaturas ao programa encontram-se em aberto até dia 11 de Setembro, do qual “podem beneficiar todos os estudantes inscritos e matriculados em qualquer curso ministrado no IPS, desde que conferente de grau ou diploma de técnico superior profissional”. Os alunos que necessitarem, devem “comprovadamente encontrar-se em situação de grave carência económica, provocada directamente pela pandemia, designadamente desemprego, doença ou outras situações de vulnerabilidade social e económica, com alterações significativas nos rendimentos disponíveis e limitações na capacidade para suportar os custos inerentes à frequência do respectivo curso”.
Segundo revela Pedro Dominguinhos, presidente da instituição, em nota de imprensa, esta acção surge da “urgência sentida pelo IPS em disponibilizar um mecanismo de apoio ágil e célere, paralelo aos programas de suporte já vigentes e ao sistema de atribuição de bolsas de estudo, ao mesmo tempo que vem dar resposta a um importante número de parceiros que se propõem a apoiar financeiramente uma ação de auxílio específico à situação de emergência social criada pela pandemia”.