Na USF Sado está previsto serem inoculados cerca de 100 utentes. Polos de vacinação vão ser accionados a conta-gotas
As pessoas com 80 ou mais anos e também as de idade igual ou superior a 50 com patologias identificadas, pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida, começam hoje a ser vacinadas contra a covid-19 na Unidade de Saúde Familiar (USF) Sado, em Setúbal.
A informação foi avançada a O SETUBALENSE por Luís Pombo, director executivo do ACES Arrábida, que adiantou que neste arranque do processo serão inoculados “cerca de 100 utentes”.
A USF Sado será apenas um dos pontos em Setúbal para vacinar a população. “Os polos de vacinação em larga escala serão accionados à medida da quantidade de vacinas recepcionadas em cada semana”, explicou o responsável, que confirmou ainda que no caso da cidade sadina está já definido também “o Cais 3 [do Porto de Setúbal] como polo de vacinação”. No concelho setubalense podem ainda “ser accionados outros locais”.
Para os concelhos de Palmela e Sesimbra, que também integram o ACES Arrábida, estão “já preparados dois locais: o Pavilhão Municipal do Pinhal Novo e o Pavilhão Municipal da Quinta do Conde”, indicou.
Porém, todo o processo depende do número de vacinas que forem chegando. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) recebeu para esta primeira etapa um total de 1 500 vacinas. Luís Pombo confirmou o número e explicou como foi feita a distribuição. “Tal como aconteceu no restantes território continental, foram equitativamente distribuídas pelos 15 agrupamentos de centros de saúde da região. Isso perfaz 100 doses de vacinas contra a covid-19 para cada ACES.”
Vacinação também arranca hoje no Barreiro
Nos concelhos que pertencem ao ACES Arco Ribeirinho a vacinação também se inicia hoje. Miguel Lemos, director executivo deste agrupamento de centros de saúde, revelou a O SETUBALENSE que o processo vai começar pelo Barreiro.
Todavia, nos outros concelhos – Alcochete, Moita e Montijo que integram este ACES – a logística já está a ser preparada. O município montijense anunciou ontem que já concluiu o polo de vacinação em massa, instalado “no Pavilhão Desportivo do Esteval”.
Este polo, revelou a autarquia, “é composto por uma sala de enfermagem e preparação de vacinas, um gabinete médico, cinco postos de vacinação e duas salas para os utentes” – uma para “recepção na fase de pré-vacinação” e outra para “a permanência dos utentes” nos 30 minutos após a administração da vacina.
Na comunicação efectuada ao fim da tarde, o município montijense destacou que “investiu nas instalações para os gabinetes de vacinação e postos médicos, na aquisição de cadeirões de vacinação, na aquisição de mobiliário, computadores e impressora e na compra de um frigorífico para armazenamento das vacinas”. Além disso, os serviços municipais ficam responsáveis” pela confecção das refeições, a servir através dos refeitórios escolares, para os enfermeiros e pessoal médico”, frisou a autarquia, a concluir.