Centro Hospitalar de Setúbal decidiu expandir número de camas para casos confirmados, “face ao avolumar de doentes a necessitar de internamento”
O Hospital de São Bernardo tem actualmente “internados em Enfermaria 46 doentes e quatro em Unidade de Cuidados Intensivos”, revelou hoje fonte do Centro Hospitalar de Setúbal a O SETUBALENSE.
De acordo com documento a que O SETUBALENSE teve acesso, “face ao avolumar de doentes Covid a necessitar de internamento”, o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) tomou a decisão de expandir o número de camas direccionadas para os casos confirmados com o novo coronavírus.
Desta forma, “além do Piso 5 e das enfermarias afectas aos Serviços de Pneumologia e Infecciologia terem sido transformados em Covid (num total de 26 camas), houve necessidade de transformar o espaço ocupado pela Gastrenterologia (num total de 15 camas) também em enfermaria Covid”, assim como “o 3.º Piso do CHS, mais em concreto a Enfermaria de Medicina (23 camas)”.
“Com o accionamento do cenário base (26 camas) e da fase 1 (15 camas) da contingência atingiu-se teoricamente a capacidade máxima de resposta da instituição a doentes Covid”, estando, ainda, a transformação dos serviços relacionada, segundo o mesmo documento, “com surtos simultâneos de doentes Covid em muitos lares da área de influência directa [do Centro Hospitalar de Setúbal]”.
Já os “doentes não Covid” passaram a estar “acomodados noutros espaços, nomeadamente nas Especialidades Médicas e Cirúrgicas”.