Metade do valor entregue aos funcionários dos estaleiros e restante atribuído ao pessoal das outras empresas
Dos mais de sete milhões de euros de lucro conseguidos no ano de 2022, o grupo de empresas Lisnave vai conceder mais de dois milhões de euros aos quase 500 trabalhadores da empresa. A decisão foi tomada na passada quinta-feira em assembleia geral de accionistas, onde o conselho de administração concordou “atribuir uma gratificação de balanço a todos os trabalhadores”, segundo explica o relatório de gestão e contas para o ano de 2022.
Assim, os trabalhadores da Lisnave – Estaleiros Navais vão receber uma gratificação de balanço no valor de um milhão de euros, enquanto a restante verba será distribuída pelos trabalhadores das empresas do mesmo grupo.
O mesmo relatório dá conta de que tanto a situação económica e financeira da empresa, bem como as vendas e prestações de serviços estiveram muito acima dos resultados de 2021. Ao nível do primeiro indicador, “é possível verificar que o valor da facturação total registou um crescimento de 21,8% quando comparado com o ano anterior, tendo sido acompanhado por um aumento de 12,5% no que respeita ao número de navios reparados”.
Já sobre o número de navios reparados, “para além do aumento relativamente ao ano anterior, quando comparado com a média de 76 navios, verificada no triénio de 2019/2021, registou uma subida de 18,4%”.
O mesmo documento refere o aumento do número de consultas e encomendas à Lisnave, mas com a diminuição da taxa de sucesso comercial. “As negociações destas consultas geraram 103 encomendas, cerca de 11% mais do que no ano de 2021, tendo a Taxa de Sucesso atingido o valor de 15,4%. Esta redução da Taxa de Sucesso é consequência da elevada taxa de ocupação do Estaleiro, que levou a que um número significativo de consultas tivesse de ser declinada, por falta de espaço em doca”.
Face ao ano anterior a empresa sediada na Mitrena, em Setúbal, apresenta também um aumento significativo na reparação de navios nacionais, navios estrangeiros e navios em doca, com destaque para os 51 novos clientes oriundos de 23 países.
“Dada a globalização do mercado da Lisnave, os navios reparados durante o ano de 2022 foram originários de 51 clientes localizados em 23 países, sendo os mercados de maior significado, em termos de número de navios reparados, a Grécia com 17 navios, o Reino Unido com 15 navios, a Noruega com 11 navios e ainda Singapura com 8 navios”.
A Lisnave, empresa com 62 anos de história, é considerada líder mundial na reparação de navios e nos últimos anos tem apostado numa “Economia Azul, Economia Verde e Economia Circular” com o objectivo de assegurar a sustentabilidade do negócio e da reciclagem naval.