Artigos angariados no próximo dia 17 vão ser entregues aos projectos “Mães de Azeitão” e “Meninos de Oiro”
O Grupo de Escoteiros de Azeitão “não pode ficar alheio” ao facto de várias famílias estarem a passar actualmente dificuldades na vila “e arredores”, motivo que o levou a organizar uma campanha de recolha de bens essenciais no próximo dia 17, na sua sede.
Os produtos alimentares, de higiene e limpeza angariados vão, assim, ajudar os projectos “Mães de Azeitão”, em conjunto com “Eduardo’s de Mãos Dadas”, e “Meninos de Oiro”. “Em alternativa, entra em contacto com o nosso grupo de escoteiros. Fazemos a recolha do teu donativo antes do dia 17. Podem contactar-nos para o e-mail ana.henriques@escoteiros.pt”, explicou o grupo em publicação na sua página de Facebook.
Para o efeito, são necessários produtos enlatados ou em embalagens com prazo de validade extenso, como arroz, atum, leite, massas e salsichas. Entre os objectos de higiene, o grupo pretende angariar, por exemplo, gel de duche, pasta de dentes, escovas de dentes e papel higiénico, entre outros. Ao nível da limpeza, são necessários artigos como detergentes da loiça e de higienização da casa.
A iniciativa encontra-se inserida na actividade nacional “Passo a Passo 21”, desenvolvida pela Associação de Escoteiros de Portugal, com o objectivo de ser desenvolvida uma acção a nível local, fazendo “a diferença” na comunidade.
O projecto “Mães de Azeitão” dedica-se a ajudar agregados familiares carenciados, através da angariação de roupa para crianças e adolescentes. Cresceu a partir da iniciativa “Eduardo’s de Mãos Dadas”, “que conta com todos aqueles que queiram deixar um pouco de si a quem mais precisa”.
Já a associação “Meninos de Oiro”, criada em 2003, tem como propósito “defender os direitos das crianças”. Em Dezembro do mesmo ano foi-lhe “conferido o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública”. Simultaneamente, “passou a fazer parte da Comissão Alargada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal, sendo que faz parte também da Rede Social de Setúbal, da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social UDIPSS (UDIPSS) e da Rede Nacional de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)”.