Governo vai investir 64 milhões em instituições de solidariedade de todo o distrito

Governo vai investir 64 milhões em instituições de solidariedade de todo o distrito

Governo vai investir 64 milhões em instituições de solidariedade de todo o distrito

Secretária de Estado da Inclusão refere que verbas são dirigidas a “cerca de 2800 novos lugares”

 

“Estamos a falar de 64 milhões de euros em investimento no distrito de Setúbal, em 41 candidaturas, entre programas PARES e PRR”. Os números são dados por Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, que revelou as verbas que vão ser direccionadas para “cerca de 2800 novos lugares”, no sentido de apoiar instituições da região.

- PUB -

A governante esteve ontem na cidade sadina em reunião com entidades e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) beneficiárias do programa PARES para “identificar” problemas.

“O objectivo nestas visitas de trabalho é falar com cada uma das instituições, pelo menos cada uma que sinta essa necessidade, para perceber o que é que está a impedir que a sua candidatura, o seu processo, o procedimento de contratação ou a sua obra, avance mais depressa”, explicou no final da sessão a O SETUBALENSE.

No rescaldo da reunião da manhã de ontem, que juntou dezenas de instituições da região de Setúbal e Vale do Tejo, há o entendimento, por parte de Ana Sofia Antunes, de que os “valores de mobilização e de investimento” são uma “dádiva adi- cional” para a população do distrito “que precisa “mesmo muito – dada à sua pressão demográfica – destas respostas sociais adicionais”.

- PUB -

Afirma ainda que estas intervenções não são em vão porque, no final, as instituições saem com “reuniões marcadas” com “serviços da segurança social” com a finalidade de “desbloquear situações que estão pendentes de resposta há algum tempo”.

Em Junho deste ano o Governo reforçou, em 20%, o apoio à rede de equipamentos de apoio à infância, aos idosos e às pessoas com deficiência mas a “articulação com outros ministérios, como o Ministério das Finanças” continua, com o desejo de que os apoios possam crescer ainda mais. “A passagem da devolução do IVA nos projectos PARES de 50 para 100%, é um exemplo disso”, detalha a secretária de Estado.

A governante com a pasta da Inclusão conta ainda que “é do interesse de todos que estes projectos cheguem a bom termo e que todos eles sejam concluídos dentro dos prazos que estão estipulados”.

- PUB -

O Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) é uma iniciativa do Governo que prevê apoiar financeiramente creches, serviços de apoio domiciliário, centros de dia e lares de idosos para o reforço de equipamentos nosentido de, estas instituições, aumentarem a capacidade de acolhimento de pessoas. Assim, o investimento vai ser concedido às instituições já em actividade.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -