Investimento no equipamento municipal é superior a 290 mil euros tem um prazo de execução de 90 dias
O futuro Auditório da Bela Vista está cada vez mais perto de se tornar uma realidade, após a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião terem iniciado as obras do edifício. Com um investimento superior a 290 mil euros e um prazo de execução de 90 dias, este novo espaço tem como objectivo “permitir à comunidade local desenvolver várias actividades, incluindo culturais e desportivas”.
Esta intervenção pretende também, segundo nota de Imprensa da autarquia sadina, dotar a comunidade local de um espaço com as “condições adequadas para o funcionamento de actividades de diversos tipos”, como “reuniões, assembleias e seminários, eventos culturais de teatro, dança ou música, saraus desportivos e festas familiares, como casamentos, baptizados e aniversários”.
Com as obras de conservação e reabilitação deste equipamento municipal, a edilidade quer “melhorar a sua eficiência energética, resolver diversas patologias construtivas que o espaço apresenta” e adequá-lo às “condições acústicas necessárias para o funcionamento das diversas actividades”, ao regime jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios e ao regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, explica o município.
Relativamente ao melhoramento da eficiência energética, que, segundo a câmara permite “aumentar o conforto térmico”, a zona do Salão Polivalente vai ainda receber “isolamento térmico nas paredes e cobertura”, sendo também “substituídas as caixilharias em perfis de alumínio com vidro simples por caixilharias em perfis de alumínio com rotura térmica”.
Será ainda instalado um sistema de aquecimento, ventilação e climatização com o intuito de “garantir a melhoria no conforto térmico do Salão Polivalente” e, ao mesmo tempo, “fazer a renovação e tratamento de ar novo, de maneira a melhorar a qualidade do ar no espaço”.
A edilidade setubalense esclarece ainda que, entre as patologias construtivas a resolver incluem-se “infiltrações, fungos e mofos nas paredes, cobertura e pavimentos”, sendo que dessa forma se vai proceder à “reconstrução integral da cobertura em terraço existente e à substituição das redes de abastecimento de água e de esgotos existentes”.
Esta obra tem um prazo de execução de 90 dias e o valor global de 290 mil e 373,18 euros, aos quais acresce a taxa de IVA. Desde o início de Dezembro do ano de 2023 que decorrem no rés-do-chão dos edifícios situados na Avenida da Bela Vista, 24, e na Rua do Antigo Olival, 12 – Lt 37, na freguesia de São Sebastião, duas empreitadas de reabilitação, que estão a cargo da empresa RCSM – Sociedade de Construções, Lda.
Serão realizadas duas empreitadas, sendo que uma consiste num investimento de 191 mil e 199,42 euros da autarquia setubalense, com a outra a ascender aos 99 mil e 173,76 euros, valor colocado pela Junta de Freguesia de São Sebastião, sendo que acresce a taxa de IVA a ambos os valores.
Existirá ainda uma outra empreitada, da responsabilidade da Junta de Freguesia de São Sebastião, que irá assegurar a remodelação das instalações sanitárias do espaço.