26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Futura refinaria de lítio terá decisão de investimento em 2024

Futura refinaria de lítio terá decisão de investimento em 2024

Futura refinaria de lítio terá decisão de investimento em 2024

Empresas antevêem a criação de aproximadamente 200 postos de trabalho directos e 3 mil indirectos

 

O próximo ano de 2024 é a meta traçada pela Galp e pela Northvolt para a decisão final de investimento sobre a futura refinaria de lítio, que planeiam construir em Setúbal com a capacidade de equipar com baterias 700 mil veículos eléctricos anualmente.

- PUB -

As empresas têm a “expectativa de que uma decisão de investimento positiva venha a ser tomada” durante o próximo ano de 2024. A petrolífera portuguesa Galp e a fabricante sueca de baterias eléctricas Northvolt, sócios da joint venture Aurora Lithium, prevêem ver nascer em Setúbal, no Parque Industrial Sapec Bay, na Mitrena, uma refinaria de lítio capaz de produzir anualmente até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio.

A nova fábrica representa, de acordo com o consórcio, um mega-investimento de 700 milhões de euros, prevendo-se a criação de aproximadamente 200 postos de trabalho directos e 3 mil indirectos. Até ao final deste ano, o consórcio aguarda para saber se terá acesso a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de uma candidatura às Agendas Mobilizadoras.

Em Março do ano passado, a cidade de Setúbal ultrapassou perto de três dezenas de localizações possíveis, sendo a escolhida pelas parceiras Galp e Northvolt para a instalação da nova unidade avançada de conversão de lítio.

- PUB -

De acordo com o consórcio, o concelho sadino preenche todos os requisitos estabelecidos, tendo optado por Setúbal devido ao acesso a infra-estruturas, caminhos-de-ferro e instalações portuárias, pela localização ideal para obter reagentes e também estar próxima de utilizadores de subprodutos, nomeadamente as indústrias do cimento e do papel e pasta de papel.

A Northvolt e a Galp prevêem o início das operações até ao final de 2025, estando o início das operações comerciais marcado para 2026. O consórcio espera beneficiar do estatuto de early-movers no mercado europeu de baterias, que deverá expandir-se significativamente ao longo da presente década.

Manuel de Sousa Martins foi o nomeado, em Setembro do ano passado, para comandar a unidade de conversão de lítio que vai nascer na Mitrena. A Galp e a Northvolt escolheram o antigo director executivo (CEO) do Grupo Secil como CEO da joint venture Aurora Lithium.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -