Fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal morreu aos 84 anos

Fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal morreu aos 84 anos

Fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal morreu aos 84 anos

Maria Graça Bessa fundou com o marido, em 1982, Academia de Dança Contemporânea de Setúbal que dirigiram até 2003

 

A fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Maria Graça Bessa, morreu hoje nas Caldas da Rainha, aos 84 anos, revelou à agência Lusa fonte da direcção da academia.

- PUB -

Nascida a 12 de Julho de 1938, Maria Graça Bessa iniciou os estudos de ballet em Lisboa e prosseguiu a aprendizagem em Londres, tendo desenvolvido a maior parte da sua carreira como bailarina do Ballet Gulbenkian.

Em 1982, Maria Graça Bessa, juntamente com o marido, António Rodrigues, fundou a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que ambos dirigiram desde a data da fundação até 2003, com o objectivo de proporcionarem aos alunos a possibilidade de adquirirem a proficiência necessária ao desempenho da profissão de bailarino, para que pudessem competir no mercado internacional.

Dez anos depois, na sequência do trabalho desenvolvido, Maria Graça Bessa e António Rodrigues fundaram também a CeDeCe (Companhia de Dança Contemporânea) em Setúbal, que mais tarde, devido à insuficiência de apoios financeiros, decidiram transferir para Alcobaça.

- PUB -

Maria Graça Bessa, que se tornou uma figura incontornável da cultura na cidade de Setúbal e no país desde o final do século passado, foi distinguida em 1999 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendador do Mérito.

Foi também homenageada pela Câmara Municipal de Setúbal por Mérito Cultural, em 1992, e recebeu o Troféu Costa Azul por Serviço Público no domínio da cultura, atribuído pela Região de Turismo de Setúbal, em 2002.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -