Evento que acontece a 17 e 18 de Abril vai contar com a participação da “comunidade técnica, profissional e científica”
O Fórum Municipal Luísa Todi foi o local escolhido para a realização da terceira edição da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, a acontecer nos dias 17 e 18 de Abril e na qual vai estar reunida “a comunidade técnica, profissional e científica” para “debater o tema do turismo e da segurança”.
O evento foi apresentado esta segunda-feira na Casa da Baía, com o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, a afirmar que a autarquia “tem, ao longo dos últimos anos, desenvolvido trabalho intenso nos domínios da segurança e da protecção civil”.
Para o autarca, “importa encontrar respostas eficazes e eficientes que reforcem as comunidades, bem como o conjunto de actividades económicas e sociais que se desenvolvem nos territórios”.
É “nesta conjuntura” que na terceira edição do evento organizado pela Plataforma de Setúbal, “estrutura constituída em Dezembro de 2017”, vai ser abordada “a temática do Turismo e Segurança, atendendo à particular relevância que este domínio representa enquanto recurso para a projecção e o desenvolvimento do município”.
Na sua intervenção, o autarca revelou ainda que nos dias 17 e 18 se vai reflectir “sobre a problemática do risco e do seu enquadramento a nível local, no âmbito da implementação do Quadro de Sendai 2015-2030”.
Também presente esteve a presidente da comissão científica, Boguslawa Sardinha, que garantiu que na III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania vão ser abordados temas, além da temática central “Turismo e Segurança”, “bastante interessantes e muito actuais”, como a “segurança urbana, a qualificação de recursos humanos, sustentabilidade, saúde e perspectivas de investimentos no âmbito do PRR”.
Antes, frisou que “a conferência tem Alto-Patrocínio do Presidente da República”, com o presidente da autarquia a afirmar ser algo que “naturalmente é fundamental quando se trata de uma matéria tão importante como as questões da segurança no turismo”.
A III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania arranca pelas 09 horas do próximo dia 17 de Abril com uma sessão de abertura e um apontamento musical com os Paganinus, do Conservatório Regional de Setúbal.
Durante a manhã, os presentes vão ter a oportunidade de ouvir, entre outros convidados, a directora regional do Departamento Europeu da Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas, Alessandra Priante, e um representante do Fórum Europeu de Segurança Urbana.
Na parte da tarde, por sua vez, o encontro traz a Setúbal Pedro Prata, team leader da Associação Rewilding Iberia PT, e Jorge Umbelino, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Para o segundo dia está prevista, entre outras apresentações, a participação de Pablo Gárriz Galván, presidente da Asociación Española de Lucha contra el Fuego, e de Mariaelena Mililli, presidente da autarquia de Maranello, Mariaelena Mililli.