Fórum Luísa Todi, Cinema Charlot e Casa da Cultura acolhem várias actividades
O Fórum Municipal Luísa Todi e o Cinema Charlot vão voltar a receber dez dias de mais de duas dezenas de exibições de filmes e curtas-metragens e cine-concertos num momento que se conta já como a 5.ª edição do Festival de Cinema Musicado ao Vivo (Film Fest).
Alfred Hitchcock vai ser a estrela da ‘abertura das portas’ do certame com a mostra, hoje pelas 21h30 no fórum municipal, de “O Inquilino Sinistro”, com música criada por Jorge Salgueiro tocada por outros nove músicos – Ana Filipa Leitão, Diogo Oliveira, João
Menino, Mariana Chaves, Inês Beira, Sara Brites (vozes), Emídio Coutinho (violoncelo), Eurico Cardoso (violeta) e Jorge Vinhas (violino).
Para o resto do fim-de-semana são esperadas as exibições de “Chang” (amanhã às 21h30 no Cinema Charlot) de Merian C. Cooper, Ernest B. Schoedsac – e banda sonora a cargo de Bruno Teixeira (handpan, pantam, hang player), Sunil Pariyar (flautas de bambu) e Carlos Santos (percussão).
O mesmo auditório acolhe, no domingo, o filme português “Dentre”, de Joaquim Pavão que se faz de Xavier Marques e Isabel Fernandes Pinto na música ao vivo. Ao início da noite, pelas 21h30, são mostradas as curtas-metragens “Diga ah-h!”, “Uma Noite em Claro” e “Um Inquilino”, de Charley Bowers, com música a cargo de Jorge Ferraz.
Ainda para o fim-de-semana espe- ram-se outras actividades, algumas delas dedicadas aos mais pequenos. Falamos de “Na cabeça de Koko” (sábado entre as 10h00 e as 12h30), no Atelier :2Pontos, para crianças até aos 12 anos, a cargo de Rita Melo e Ricardo Cista. A iniciativa está sujeita a inscrição através do e-mail atelier2pontos.setubal@gmail.com ou do número 919142246.
Também a Casa da Cultura vai ser espaço de iniciativas ao receber, entre as 14h30 e as 18h30 desse mesmo dia, o 5.º Encontro de Produtores e Realizadores de Cinema – uma parceria entre a Associação Cinematográfica 50 Cuts e a autarquia – com entrada gratuita.
Este espera-se como um “espaço de debate e reflexão sobre as bandas sonoras de filmes e os compositores enquanto participantes no processo de criação da obra cinematográfica”, explica a nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.
A programação do Film Fest vai estar em pausa entre segunda e terça-feira, mas retoma logo a seguir com actividades dedicadas às escolas. Assim, na quarta e na quinta-feira exibem-se “A jovem repórter” e “Carmen, Jr.”, de Alfred J. Goulding, musicados com banda sonora original de Joana Rolo (no Cinema Charlot, 10h30).
Destaque também para o Artes Café, na Casa da Cultura, que durante os dias do evento vai disponibilizar “uma carta de bebidas inspirada nos fi lmes que compõem a quinta edição do certame”.
A programação conta com actividades dirigidas a toda a família – algumas das quais requerem inscrição prévia – de forma gratuita. As sessões de cinema musicado estão sujeitas à aquisição de bilhetes que pode ser feita nos espaços que acolhem o evento pelo valor de 4 euros, para menores de 25 e maiores de 65 anos e 5 euros para o público em geral. Há ainda a possibilidade de adquirir um passe geral, que permite o acesso a todas as actividades em cada um dos dias, pelo valor de 30 euros.