De 21 a 30 de Agosto cerca de 25 actividades e espectáculos passam por vários locais de Setúbal e Palmela
A 27.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS) decorre entre 21 e 30 de Agosto com dezenas de espectáculos e actividades que se aliam ainda à comemoração de dois aniversários – os 30 anos do FITS e o 40.º do Teatro Estúdio Fontenova.
Foi em clima nostálgico e a recordar os primórdios da criação da companhia que José Maria Dias, director do Estúdio Fontenova e responsável pelo FITS, relembrou “as dores de crescimento, frustrações e alegrias” passadas desde 1985. “Desde a nossa fundação em 1985 passariam 10 anos até à primeira Festa do Teatro, na altura ainda uma mostra que dava os primeiros passos”.
Emocionado, e ovacionado por todo o auditório da Casa da Baía, foi Patrícia Paixão, da companhia, que complementou as palavras do director para afirmar que a luta pela cultura e pelas artes do espectáculo, continua. “É inegável que, o Teatro Estúdio Fontenova e o festival crescem de mãos dadas. Desde 2018 temos apoio continuado pelo agora aglutinado Ministério da Cultura, mas não sem suor, esforço e algumas indirectas. Não nos esquecemos do que ‘andámos para aqui chegar’. Do que ainda nos falta. Um espaço sonhado! E sabemos bem que a luta e resistência é contínua”.
André Martins, presidente da Câmara de Setúbal, ressaltou o “empenho e resiliência” na cooperação entre entidades para que esteja de pé mais uma edição de um festival que vai durar 10 dias e que vai compilar cerca de 30 espectáculos e actividades.
“A Festa do Teatro é expressão concreta dessa estratégia. Uma estratégia que valoriza o que é local sem perder a ligação ao que é universal, que promove a criação sem esquecer a fruição, que respeita o passado, mas constrói o futuro. A todos os que tornam possível este encontro anual com o teatro e com a cidade, deixo uma palavra de profundo reconhecimento, que a festa continue a crescer, a inspirar e a afirmar-se como espaço de liberdade, pensamento e transformação”, referiu o autarca.
Estre ano os espectáculos dividem- -se entre Setúbal e Palmela e locais como a Secundária Sebastião da Gama, União Setubalense, Fórum Luísa Todi, Convento de Jesus, entre outros.
Alguns dos destaques dos 10 dias de festa
O programa começa numa quinta-feira onde se espera a sessão de abertura com “La Barca” no Convento de Jesus (18 horas) e, pelas 22 horas, o Fórum Luísa Todi recebe “Somos La Guerra”, de La Phármaco, a partir das 22 horas. Na sexta-feira (22) há, por exemplo, “Otovinu!”, Palhaço Fusquinha (Jardim de Palhais, 18 horas).
Os espectáculos prosseguem no fim-de-semana com a caminhada “Vamos dar um passeio?”, desde o Fórum Luísa Todi até à ESSG a partir das 16h30 de sábado (23) e, domingo (24), os espectáculos estendem-se a Palmela, no Cineteatro S. João, com “Damas da Noite, uma farsa de Elamano Sancho”, de Loup Solitaire, a partir das 21h30. No domingo um dos destaques é “Au|Sente”, de SejaDonoDoSeuNariz e co-produção Eira e Cães Do Mar, na blackbox ESSG.
Na restante semana o Parque do Bonfim recebe, na segunda-feira (25), o “Contando em canto – Contos de Origem”, de Camila Sá e Sami Tarik a partir das 18 horas, na terça-feira “O teatro é uma cartilha ideológica?”, de Conversas de Teatro (Casa da Cultura, 17 horas), na quarta-feira “O Povo da Montanha”, Leirena Teatro (Fórum Luísa Todi, 22 horas) e, na quinta-feira, “Naufrágios” (ESSG, 19 horas).
À entrada do fim-de-semana “Personas sobre persas”, Faísca Teatro e “Animales Humanos”, de La Savia Teatro, ambos na Secundária Sebastião da Gama, o primeiro pelas 19 horas e o seguinte às 22 horas. O encerramento está marcado para as 23h15 de sábado (dia 30) com um apontamento musical protagonizado por Djabari Quintent.
No site do FITS é possível consultar o preço de todos os espectáculos – sendo que há alguns de entrada gratuita ou entrada solidária – mas, para assistir a espectáculos de secção oficial há bilhete normal (10 euros), para estudantes, desempregados, menores de 25 anos e maiores de 65 anos e profissionais de espectáculo (8 euros) ou, Amigxs TEF (3 euros).