Certame apresenta programação que inclui gastronomia, animação, espectáculos e exposições
É já na sexta-feira que se inicia a vigésima edição da Festanima, que vai ter lugar na Avenida Belo Horizonte, um local privilegiado de Setúbal, tendo o Rio Sado para admirar durante o período de festa. Este certame apresenta ainda uma programação que inclui gastronomia, animação, espectáculos e exposições.
A música será um “ingrediente de peso” no programa do certame, de acordo com a organização. Este evento tem na gastronomia um dos “principais argumentos” para ser das maiores festas populares do concelho de Setúbal, tendo o histórico de atrair, todos os anos, milhares de visitantes.
Este certame, a decorrer até 21 de Julho, tem como principal objectivo a “angariação de receitas” para o “movimento associativo local”, responsável pela “dinamização de mais de uma dezena de stands gastronómicos”. O Festanima é organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
As associações dinamizadoras desta edição do certame são o Núcleo Bicross de Setúbal, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Grupo 206 – Setúbal da Associação dos Escoteiros de Portugal, União Futebol Comércio e Indústria, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, Grupo Desportivo Independente, Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, Moto Clube de Setúbal, Associação de Moradores do Bairro da Liberdade e Clube de Futebol “Os Sadinos”.
Relativamente aos espectáculos musicais, estes são distribuídos pelo Palco Principal, onde actuam artistas como Toy, Jorge Nice e João Mendonza a partir das 21h30 ou das 22 horas, e pelo Palco Arraial, com demonstrações de projectos artísticos da comunidade, como grupos de dança e de percussão, grupos corais, tunas e marchas populares, sempre a partir das 19h30.
Quanto à inauguração oficial do evento, está marcada para as 20 horas desta sexta-feira, com o tradicional cortejo da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense entre o Mercado da Conceição e o recinto da festa.
Outros dos atractivos desta festa, que tem o seu encerramento marcado para a meia-noite do dia 21 de Julho, com um espectáculo de fogo de artifício, são as áreas de entretenimento infantil, de artesanato e de comércio variado, a vista privilegiada para o rio Sado e a Serra da Arrábida e o convívio.