Esta quarta-feira a noite é de “Amores na Clandestinidade”, apresentado pela companhia Hotel Europa
A Festa do Teatro 2020 – XXII Festival Internacional de Teatro de Setúbal permanece nos palcos da cidade até dia 29 de Agosto, com organização do Teatro Estúdio Fontenova, em parceria com a Câmara Municipal. Este ano, o programa que teve início na passada sexta-feira, inclui cerca de trinta actividades, entre as quais duas estreias.
Hoje a Companhia Mascarenhas-Martins apresenta “Há Dois Anos que Eu Não Como Pargo”, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama e no mesmo palco o Monstro Colectivo interpreta “Liquefacção – Natureza Viva com Frutas”.
Amanhã, a Festa do Teatro conta com a participação da companhia espanhola Albadulake, que sobe ao palco do Fórum Luísa Todi com “Genoma B”.
No dia 26, Carla Madeira interpreta “Maman” em A Gráfica e a companhia Hotel Europa, apresenta “Amores na Clandestinidade”. A 27 de Agosto o Teatro do Noroeste mostra o seu “Rottweiler”, no Fórum Luísa Todi. E no mesmo dia Edu Manazas sobe ao palco colocado no pátio da Escola Sebastião da Gama, com o espetáculo de circo performativo “Out Of Stock”.
A 28, Filipa Santana pinta o auditório da Sebastião da Gama de “Azul” e no mesmo palco Algures – Colectivo de Criação apresenta “No Fio do Azeite”.
No dia 29 a Festa do Teatro encera com o tango de Remexido, na Casa da Cultura. Loup Solitaire leva “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho” ao palco do Fórum Luísa Todi e “Lá, lá, lá, lá, lá” é apresentado pelo Teatro Plage, no auditório da Sebastião da Gama. Um espectáculo dedicado a bebés dos 6 aos 36 meses.
Para além do palco
Este ano a Festa do Teatro proporciona ainda a oportunidade de assistir a cinco curtas-metragens, nomeadamente “Flumen”, “O Tapete Mágico”, “Tivessem Ficado em Casa, Seus Anormais”, “Equinox” e “Time To Be a Boy”, exibidas esta terça-feira em A Gráfica, através de uma parceria com a Young South Film Festival.
No dia 26 a Casa da Baía recebe conversas sobre a arte do teatro. E a festa prossegue ao longo da semana com um apontamento musical do setubalense Renato Sousa, marcado para dia 28, em frente da Casa da Cultura. No dia 29, a contadora de estórias, Rita Sales, apresenta “Contos do Mediterrâneo”, no Bonfim.
Outras actividades paralelas incluem a instalação “Passo a Passo” e “Vozes que Pulsam”, de Paula Moita, ambas apresentadas na Escola Secundária Sebastião da Gama.
Como medida de proteção de saúde pública, a Câmara Municipal informa que todos os espetáculos estão sujeitos a bilhete, incluindo os de entrada livre.
Os ingressos para atuações da Secção Oficial custam 8,00 Euros. Estudantes, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do sector das artes, pagam 6,00 Euros. E de forma a assegurar o cumprimento das medidas de salvaguarda da saúde e segurança públicas, o festival tem bilheteira aberta na Escola Secundária Sebastião da Gama até 29 Agosto, das 18h00 às 21h00.
Pouco a pouco, palcos superam Covid-19
Durante a apresentação da 22ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, o director artístico do certame, José Maia Dias, comentou que esta ano há mudanças, de acordo com o cumprimento obrigatório de regras impostas pela Direcção-Geral da Saúde. No entanto, estas mudanças “não dissiparam a vontade de voltar a pisar o palco, tocar e abraçar”.
José Maria Dias sublinhou também que a organização virou-se para a comunidade, ao criar 22 vídeos que destacam locais e pontos de comércio a visitar em Setúbal.