O candidato socialista fala na certeza de estar a caminho um novo futuro para Setúbal
A candidatura do socialista Fernando José à presidência da Câmara Municipal de Setúbal recebeu o apoio da “esmagadora maioria” – “cerca de 90%” – dos elementos da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS sadino, afirma o presidente desta estrutura, Paulo Lopes.
Fernando José, que se apresenta pela primeira vez como cabeça-de-lista à Câmara de Setúbal, afirmou a O SETUBALENSE que avança com “grande entusiasmo e compromisso assumido perante o concelho de Setúbal”. Ao que acrescenta: “É uma verdadeira honra ter uma equipa de excelência a acompanhar-me neste percurso de futuro”.
Ao seu lado, mas à Assembleia Municipal de Setúbal, candidata-se Ana Catarina Mendes, uma figura de peso do PS e líder parlamentar do partido na Assembleia da República. “Esta é uma campanha com grande motivação e com gente que, mesmo sendo jovem, tem uma larga experiência política e de vida”, comenta o líder da CPC.
As candidaturas, aprovadas na passada semana na CPC, passaram por um processo que envolveu a análise das estruturas locais do PS em articulação com a federação e sede nacional, tendo em vista “encontrar os candidatos em melhores condições para assumirem a mudança e com disponibilidade para liderarem a gestão da autarquia nos próximos anos”, define a estrutura da campanha.
Com o PS a apostar forte em afastar a CDU da liderança da Câmara de Setúbal, Paulo Lopes comenta que “sente-se que há um sentimento de fim de ciclo com a saída de Maria das Dores Meira”, que não se pode recandidatar à presidência de Setúbal por ter atingido o limite de mandatos previsto em lei, e apresenta-se agora como candidata à Câmara de Almada. “Os setubalenses estão cansados e já não se revêem na CDU”, acrescenta.
Quanto à apresentação oficial dos candidatos socialistas às Autárquicas 2021, em Setúbal, Paulo Lopes ainda não dá datas; diz apenas que será muito em breve.
O candidato
Fernando José, nasceu em Setúbal, e tem 48 anos. Deputado à Assembleia da República, é licenciado em Direito e Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Segurança Social. É técnico superior do quadro de pessoal da Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Entre 2016 e 2019 desempenhou o cargo de Sub-diretor-geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
Desempenhou ainda funções na administração e gestão no Fundo de Compensação do Trabalho, Fundo de Garantia e Compensação do Trabalho, EUROFOUND, ETF, CEDEFOP, membro da Comissão Laboral no âmbito do acordo de cooperação e defesa entre Portugal e os EUA.
Foi autarca na Junta de Freguesia de São Julião entre 2005 e 2009 e desde essa data vereador na Câmara Municipal de Setúbal.