Cais 3 recebe nomes sonantes da comunicação em apresentações de obras e música de intervenção
As obras políticas e a música de intervenção vão ser temas em destaque na Feira do Livro e do Disco Políticos, certame que começa hoje e se estende até domingo no Cais 3. Apresentações de livros, encontros com autores, palestra e exposição de artigos de editoras e livrarias, concertos e actividades infantis vão fazer parte da programação.
“Além de expositores, representando cerca de duas dezenas de editoras de livros e discográficas, livrarias, bibliotecas, alfarrabistas, projectos editoriais e associações culturais”, segundo explica a nota de Imprensa da autarquia sadina, esperam-se na cidade nomes sonantes da política e da comunicação social para conduzir as actividades.
Pedro Tadeu – curador do certame –, Viriato Soromenho-Marques, Ferreira Fernandes, Miguel Tiago e José Pedro Castanheira são alguns dos autores que se juntam a historiadores e investigadores como Diogo Ferreira, Albérico Costa, António Cunha Bento, Daniel Pires, Alice Brito, Ana Cristina Silva, Manuela Tavares, Joaquim Judas, Fernando Rosas e Armindo Miranda para compor uma vasta programação.
A inauguração, marcada para a tarde de hoje, pelas 19h00, vai contar com um espectáculo de música a cargo do sadino João Mota, que mostra o projecto a solo “Et Toi Michel”. Antes disso, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, abre as portas para os restantes quatro dias.
Ainda hoje se espera “Panfletos (ao vivo) – A história dos hinos nacionais portugueses”, apresentado por Pedro Tadeu, e logo a seguir, José Pacheco Pereira falará sobre livros políticos do arquivo Ephemera (21h00).
A Feira do Livro e do Disco Políticos vai estar de portas abertas hoje, das 19h00 às 23h00, mas nos próximos três dias o horário é alargado, das 10h00 às 23h00. A edição deste
ano só começa hoje, mas para 2024 está já pensada uma segunda feira onde se espera o “lançamento do 1.º volume da Enciclopédia da Música Política Portuguesa, numa parceria com a Antena 1 e a Associação José Afonso, e o lançamento do Álbum de Abril, uma colectânea de músicas de intervenção gravada por vários músicos na Casa da Cultura de Setúbal”.
A zona de expositores vai contar com as participações da Livraria Bertrand, Livraria Culsete, Ephemera, Associação José Afonso, Restart Vinil, Tradisom – Editora Discográfica, Edições Avante/Página a Página – Divulgação do Livro, SA, Editora Gato Bravo, União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, Método & Argumento – Livros Usados, Edições Tinta-da-China, Museu do Trabalho Michel Giacometti e Biblioteca Pública Municipal de Setúbal