26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Feira de Sant’Iago regressa em força com mais de 40 concertos e tantos outros espectáculos

Feira de Sant’Iago regressa em força com mais de 40 concertos e tantos outros espectáculos

Feira de Sant’Iago regressa em força com mais de 40 concertos e tantos outros espectáculos

||||

Evento secular dedicado ao centenário de Sebastião da Gama marcado por várias novidades, entre as quais a Feira do Livro e do Vinil e o Espaço Decathlon

 

A edição deste ano da Feira de Sant’Iago, que arranca já hoje e prolonga-se até 6 de Agosto, é feita de números. Para os próximos 17 dias, estão previstas mais de quatro dezenas de concertos, assim como vão estar no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, mais de 20 equipamentos de diversão, mais de 30 espaços de restauração e mais de 150 feirantes.

- PUB -

Trata-se do maior evento sadino, considerada uma das mais importantes festas populares do sul do País, que soma mais de quatro séculos de história e que regressa este ano à normalidade numa edição dedicada ao centenário de Sebastião da Gama.

O certame, organizado pela Câmara de Setúbal, conta com um programa recheado de iniciativas pensadas para todos os gostos, sendo que pelo principal palco do recinto vão passar nomes de peso do panorama musical português.

Cabe ao Conservatório Regional de Setúbal abrir a Feira de Sant’Iago com o espectáculo “Zeca Afonso Tocado por Miúdos”, pelas 22 horas de hoje. Aliás, todos os concertos no Palco Sant’Iago têm início marcado para esta hora, com Aurea, que celebra dez anos de carreira em 2023, a apresentar amanhã músicas do seu mais álbum, intitulado “Moods”.

- PUB -

No domingo, por sua vez, os visitantes vão ter oportunidade de assistir ao Festival de Dança Setúbal – com a participação da Setubailas e da Ritmus –, uma das novidades na edição deste ano do certame.

Segue-se, na segunda-feira, a actuação da rapper Nenny, com a voz do cantor e compositor João Pedro Pais a ecoar no recinto no dia seguinte. Quanto a 26 de Julho, o programa ‘convida’ Seiva, que vai estar em palco com a banda filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Quim Albergaria, Riot e Ivo Costa, que formam o grupo Bateu Matou, animam a noite de dia 27, enquanto os Linda Martini, banda que celebra 20 anos de carreira, sobem ao palco passadas 24 horas.

- PUB -

A 29 de Julho, Masha e o Urso, na companhia da Ovelha Choné, vão estar na feira para fazerem as delícias dos mais novos, sendo este o único espectáculo que começa pelas 21h30. O fado ocupa a noite de 30 de Julho, para a qual está agendado um concerto de Deolinda de Jesus e Teresa Tapadas.

Já no último dia do mês, os visitantes vão poder divertir-se ao ritmo do funk e soul com os Cais Sodré Funk Connection. Em Agosto, o primeiro concerto do mês é da responsabilidade de Julinho KSD, seguido, no dia 2, do setubalense Toy.

É Bárbara Tinoco a cantora que vai estar no Palco Sant’Iago no dia 3, com o fado a estar de regresso ao evento a 4 de Agosto com Sara Correia. Um concerto de Slow J, a 5, está igualmente incluído na programação da edição de 2023 da Feira de Sant’Iago, que termina a 6 de Agosto ao ritmo da voz de Pedro Abrunhosa.

Esperados 350 mil visitantes ao longo dos 17 dias de certame

Na apresentação da Feira de Sant’Iago, realizada a 26 de Junho na sala polivalente do Fórum Municipal Luísa Todi, Pedro Pina, vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, disse que são esperados “aproximadamente 350 mil visitantes” ao longo dos 17 dias.

Sobre a preparação do certame, o autarca explicou que representa “um trabalho árduo e prolongado”. “É um trabalho que é a capacidade de nós, num evento que tem mais de 400 anos, de nunca nos sentirmos defraudados e de inovarmos e trazermos coisas novas à feira”.

Já o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, explicou que a Feira de Sant’Iago, “conhecida como a Feira de Setúbal, está de regresso num ambiente de festa que é característico desta tradição secular setubalense”.

“Esta é a nossa maior e mais participada festa. Aquela que reúne praticamente a totalidade da nossa comunidade e muitos que nos visitam de propósito para vir à feira. Celebremos este regresso à normalidade e este regresso à vida. O regresso a um tempo e a um espaço que a Feira de Sant’Iago já nos habituou, das farturas, à bolacha piedade, dos divertimentos, dos carrosséis aos grandes espectáculos com artistas de renome nacionais e locais”, frisou.

Segundo o edil, esta é uma “feira de todos, em que todos os anos se celebra Setúbal e o que é seu”. “Ir à feira é um acto de celebração de Setúbal e de tudo o que somos, um acto em que a câmara coloca todo o seu empenho e o saber dos seus técnicos e trabalhadores”, afirmou.

“Estamos perante uma grande aposta da Câmara de Setúbal, que, tenho a certeza, está ganha à partida com a presença da esmagadora maioria dos setubalenses e azeitonenses e de todos aqueles que já não passem sem vir à feira”, acrescentou.

Palco Encontros com artistas “emergentes” e “da terra”

Dos mais de 40 concertos que vão acontecer durante os próximos 17 dias estão incluídos os espectáculos no Palco Encontros, que começam pelas 21 horas. “Os nomes que vão passar por este palco são muitos e são gentes desta terra que não podem deixar de fazer parte do evento. Tem a preocupação de proporcionar espectáculos com artistas emergentes e outros que já fazem parte da identidade desta terra”, salientou Pedro Pina.

“É o Palco Encontros porque está perto do movimento associativo e porque muita gente por ali passa para ir fazer a sua refeição à feira. É um palco onde se reúne muita gente”, sublinhou o autarca.

Para a noite de hoje estão previstos quatro momentos, a cargo de Rakel b2b Guiguigui, Isotw & Cozy, The Smoking Aliens e The Orange Buzz Band, enquanto amanhã os presentes vão ter oportunidade de fazer uma viagem pelo blues e rock clássico com a banda Sound People.

No Palco Encontros vai actuar, a 23, Carla Lança, Eugénio Almeida, Maria Caetano e Maria do Céu Freitas, assim como José Ângelo e Luís Portela, a 24, e Caio, os Brown Sugar Brothers, o rapper Playboi Zuka e Zardo, a 25.

Enquanto no dia seguinte realiza-se a Noite Festival da Canção com Carla Ribeiro, a 27 de Julho o fado regressa ao recinto com as vozes de Inês Pereira, Joana Lança, Nuno Rocha e Ramiro Costa. Alberto de Jesus & Banda estão responsáveis pela música no dia 28, seguindo-se, a 29, as actuações de Confuse, Kiddos, Silent Mode e A.MORPH.

A Noite Intercultural de dia 30 conta com a participação de Vanessa Moreira, Edite Rodrigues, Jovens do Hungo, Grupo de dança Mica Romani e do Grupo OUSADIA Portugal.

Os Amigos do Xico da Cana e o Grupo Típico Cantares do Sado asseguram a actuação que encerra o mês. Quanto a Agosto, este abre com Carolina Mendes, Carlos Zacarias, Fernando Anselmo e Sara Margarida, aos quais se segue, a 2, a Banda do Andarilho, a 3, Susana & André, e a 4, Pedro Félix, a banda Paper Hearts, os Unsafe Space Garden e Hardblend.

Os dois últimos dias da Feira de Sant’Iago vão contar com as actuações das bandas Guilty’s e Ethereal, a 5, e de Tamales, Safari Zone, Xoto e Monchiquito, a 6 de Agosto.

Feira do Livro e do Vinil, showcookings e exposições

Como nem só de música se faz a feira, a edição está repleta de iniciativas e novidades, entre as quais a Feira do Livro e do Vinil, onde vão estar à venda livros e discos e vão decorrer sessões de autógrafos e miniconcertos, 16 showcookings “orientados por chefs de renome” e duas exposições – dedicadas a Sebastião da Gama e aos cem anos do Porto de Setúbal.

Para o Espaço Enogastronómico, além dos showcookings – “harmonizados com vinhos da Península de Setúbal” –, são muitas e variadas as actividades que vão decorrer até 6 de Agosto, como são disso exemplo as oficinas pedagógicas e as sessões de desenho livre.

Além disso, há lugar para actividades desportivas, no Espaço Decathlon, com demostrações de atletismo ou dança do ventre, entre outras, dinamizadas com o apoio da Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal e da Federação das Colectividades do Distrito.

A animação vai ainda ser assegurada com as actuações de várias bandas, grupos de teatro, tunas e até circo, que acontecem sempre às 21 horas no recinto do certame. O som da feira está a cargo da Popular FM, enquanto o circuito interno de TV é da responsabilidade de O SETUBALENSE.

Cem anos Exposição ‘recupera’ história do Porto de Setúbal

Além de uma mostra centrada na vida e obra do poeta da Arrábida, a Feira de Sant’Iago recebe ainda uma exposição dedicada aos cem anos do Porto de Setúbal.

“No ano em que se celebra o centenário do Porto de Setúbal, a feira contará com uma exposição concebida pela APSS [Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra], que assinala a data e recupera momentos importantes da história de um dos mais destacados portos nacionais”, explicou André Martins, presidente da Câmara de Setúbal.

A mostra documental “100 Anos – Navegando pela História”, “faz parte do programa do centenário do Porto de Setúbal” e “vai estar patente durante os 17 dias do evento”. Segundo a APSS, além de ter como objectivo “celebrar os cem anos do porto”, a exposição pretende “mostrar o crescimento e a união entre o porto e a cidade”.

“Uma ligação que deu origem à necessidade de construir de raiz a primeira infra-estrutura portuária com características modernas e que colocou o porto no caminho do crescimento, contribuindo para o desenvolvimento da região e do País”, destaca a administração portuária.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -