Novo equipamento de diversão é grande novidade no certame. Cartaz preenchido com mais de 30 espectáculos musicais e exposição sobre 25 de Abril
Há mais de 400 anos que a Feira de Sant’Iago entusiasma a população de Setúbal e esta nova edição traz novidades que procuram ir ao encontro das expectativas dos setubalenses. O certame traz como principal novidade um equipamento de diversão com 42 metros de altura, acompanhado por uma exposição sobre o cinquentenário do 25 de Abril, contando ainda com mais de 30 espectáculos musicais na programação.
A 442.ª edição da feira, que se realiza entre os dias 25 de Julho e 4 de Agosto, conta com a presença de 170 expositores, sendo que destes, trinta serão dedicados aos divertimentos e outros trinta à gastronomia. Quanto ao movimento associativo, estará representado por 35 entidades, sendo que entre as restantes atracções é dado o destaque à Feira do Livro e do Vinil, espaços de jogos tradicionais, slide e showcookings.
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, ‘exigia-se’ que o tema estivesse ligado à Revolução dos Cravos. Para assinalar este momento na feira, vai estar patente uma exposição que convida os visitantes a reflectir sobre a vivência dos setubalenses na revolução e a celebração do 1.º de Maio de 1974, abordando também alguns momentos marcantes durante o PREC (Processo Revolucionário em Curso).
Outra das grandes novidades é a nova atracção que, no entender da organização, vai “surpreender” todos os visitantes. Trata-se de um equipamento de diversão com cerca de 42 metros de altura, que não foi mais especificado, para manter o suspense, com a organização a deixar o convite para os visitantes experimentarem esta nova atracção.
Em conferência de imprensa de apresentação do certame, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considerou que esta se trata de “uma das maiores e mais importantes feiras do País, capaz de atrair milhares de visitantes das mais diversas origens”.
O autarca sadino reforçou que a Feira de Sant’Iago é a “maior iniciativa e, tradicionalmente, a maior festa da cidade e da região”. No entender de André Martins, falar deste certame é uma forma de “despertar memórias em todas as gerações de setubalenses e das gentes que vivem em torno da cidade”, acrescentando que é a festa “mais intensa, mais genuína, mais tradicional e mais antiga” que existe na região.
“É na feira que nos encontramos, que confraternizarmos e que nos sentamos à mesa para a bifana. Aguentamos com prazer a fila para as farturas ou para a Bolacha Piedade. Na feira, vemos e somos vistos. Encontramos velhos amigos e somos por eles encontrados”, atirou.
Para o autarca, a realização da Feira de Sant’Iago é “reflexo do compromisso em promover a cultura, o comércio local e o turismo”, contribuindo para o “desenvolvimento sustentável da cidade”.
Cartaz musical quer alcançar todos os gostos
Já está fechado o cartaz musical da edição de 2024, tendo como principais nomes Nininho Vaz Maia, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Badoxa. A aposta da autarquia, a nível musical, continua a recair na música cantada em português, embora varie entre os vários géneros musicais.
Para recordar ‘os bons velhos tempos’, a 25 de Julho o palco vai ser da responsabilidade dos Excesso, que vão apresentar os seus grandes êxitos da década de 90.
No dia seguinte, 26 de Julho, chega a vez de Soraia Ramos, com a cantora cabo-verdiana a trazer para a cidade do Sado os ritmos africanos. A 27 de Julho, o palco fica preenchido com a actuação de Nina Toc Toc.
No dia seguinte, a 28, a banda setubalense Big Up sobe ao palco e traz o reggae consigo. Um dos grandes nomes desta edição do tradicional certame setubalense é Carolina Deslandes, que sobe ao palco principal da Feira de Sant’Iago a 29 de Julho.
Para 30 de Julho o palco está guardado para Raquel Tavares que, com uma versão ‘própria’ de fado, apresenta o seu repertório variado. A 31 de Julho o município apresenta Badoxa como artista convidado, que traz kizomba aos setubalenses.
Para começar o mês de Agosto, o certame sadino traz a actuação de Mastiksoul, no dia 1. No dia seguinte, 2, sobem a palco os Supa Squad.
Para fechar a Feira de Sant’Iago, a organização do evento decidiu trazer para as Manteigadas Nininho Vaz Maia. O artista português já está confirmado e vai trazer a Setúbal no dia 4 de Agosto a sua música flamenca e pop, demostrando sempre orgulho através da música nas tradições ciganas.
Menos dias de festa levam a menor investimento
Na apresentação da Feira de Sant’Iago, a organização esclareceu que com a redução dos dias da feira o orçamento também reduz. Nesta edição o orçamento está entre 600 e 700 mil euros, estando a receita entre os 300 e os 400 mil euros, criando uma cobertura da despesa por parte da receita entre 50% a 60%.
“Essas são as perspectivas que temos e não falhamos muito de certeza, porque sabemos exactamente os custos e as receitas que este certame nos traz nestes onze dias”, explicou Luís Liberato Baptista, director do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude da Câmara de Setúbal.
Quanto à redução do número de dias, André Martins considera que é necessário encontrar um número de dias que fique estabilizado. “O objectivo é situar a feira num número de dias que abranja dois fins-de-semana, e que se situe no final do mês de Julho e no começo do mês de Agosto”, explicou.