Inauguração acontece no ano em que se celebram 45 anos da venda da primeira garrafa no país
A fábrica da Coca-Cola, localizada em Azeitão, reabriu ontem ao público com um novo circuito de visitas, após o encerramento de quase três anos provocado pela pandemia da covid-19.
Foi desta forma que a Coca Cola Europacific Partners (CCEP), empresa responsável pela produção, comercialização e distribuição dos produtos da Coca Cola Company, quis marcar o 45º. aniversário da venda da primeira garrafa em Portugal, “45 anos de progresso, inovação e desenvolvimento no país”.
Inaugurada em 1978, para Márcio Cruz, responsável pelas relações-públicas e comunicação da CCEP, a fábrica representa “um exemplo de inovação e de sustentabilidade, sendo um importante dinamizador da economia nacional”.
“Em Portugal, distribuímos, actualmente, 15 marcas e mais de 130 referências. Para isso, contamos com cinco delegações no país e com esta fábrica, aqui no município, que produz 90% dos produtos que comercializamos. Além disso, geramos cerca de 8800 postos de trabalho directos e indirectos”, referiu Márcio Cruz.
O responsável pela comunicação da empresa sublinhou também as mensagens de responsabilidade e transparência que são transmitidas ao público, durante a visita à fábrica, o qual fica a conhecer a história e a forma de produção destas bebidas.
Já Luiz Filipe Schmidt, director de public affairs, comunicação e sustentabilidade da empresa, salientou os programas criados pela CCEP que procuraram reforçar o contributo do sistema para o país, dando destaque para projectos como “Plantar água”, “Bora Mulheres”, “Bora Jovens” e “Mares Circulares”.
Também Rita Carvalho, vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, quis salientar a relevância da empresa para o concelho.
“A fábrica da Coca-Cola tem uma grande importância para a actividade económica do concelho, contando aqui com 250 trabalhadores permanentes. Além disso, a empresa tem tido a necessidade e a capacidade de se adaptar a novos processos produtivos, ambientalmente mais sustentáveis, e a uma actividade social relevante”, sublinhou.
Em destaque pela vereadora esteve também a “disponibilidade irrepreensível demonstrada pela Coca-Cola em colaborar com a autarquia”. “É de valorizar, por exemplo, recente desenvolvimento do Plano de Pormenor para este território, que permitirá ampliar as construções existentes, bem como a capacidade de produção e armazenamento da fábrica”, referiu, a concluir.