Administração portuária considera que passo “visa melhorar a qualidade e intensidade dos serviços prestados”
A espanhola Boluda Lines, empresa dedicada ao transporte marítimo da Boluda Corporación Marítima, anunciou pretender “reforçar os seus serviços no Porto de Setúbal já em 2022”, por considerar que a infra-estrutura portuária sadina tem “excelentes condições da oferta e perspectivas de desenvolvimento futuras”.
Em comunicado, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) explica que “a aposta da Boluda Lines visa melhorar a qualidade e intensidade dos serviços prestados aos clientes” do porto sadino.
As novas linhas do armador vêm juntar-se às duas “de Linha Regular” já em funcionamento em Setúbal, “com escala semanal no TMS Zona 2, concessionado à Sadoport”.
As referidas linhas de contentores, “Norte 2020 e Norte Canarias, têm uma rotação por portos como Canarias (Las Palma, Tenerife, Arrecife, Fuertventura, La Palma), Senegal (Dakar), Mauritânia (Nouadhibou, Nouakchott), Cabo Verde (Sal, Boavista, Praia, Mindelo) e Bissau”.
No total, “as linhas Boluda movimentam cerca de 65 navios por ano e 9 750 TEU’s no Porto de Setúbal, com maior preponderância para a exportação”.
Na Lisnave, por sua vez, “a Boluda Miller vai passar a operar também navios para reparação e/ou manutenção, funcionando como agente de navegação neste novo segmento”.
“Azores Rallye 2021” parte da infra-estrutura portuária
A primeira etapa da prova “Azores Rallye” voltou este ano a arrancar da infra-estrutura portuária setubalense, com “os carros de competição e viaturas de apoio, que incluíram dois helicópteros, a embarcarem no Terminal Ro-Ro, a 10 de Setembro, e no navio ro-ro “Sea Amazon H”, numa operação a cargo da Navipor”.
O 55.º Azores Rallye, que se realizou entre os dias 16 e 18 de Setembro, em São Miguel, “faz parte das últimas quatro provas do calendário de 2021 do Campeonato da Europa de Ralis FIA ERC (Fédération Internationale de l’Automobile / European Rally Championship)”.
“O evento, organizado pelo Grupo Desportivo Comercial, é o quinto de oito provas do FIA European Rally Championship” e “considerado uma das provas automobilísticas mais mediáticas da Europa, disputando-se em paisagens deslumbrantes, sendo considerado pela ERC um dos mais espectaculares do calendário”.