Estação da Biodiversidade do IPS abre portas ao público

Estação da Biodiversidade do IPS abre portas ao público

Estação da Biodiversidade do IPS abre portas ao público

Os participantes vão poder construir caixas-ninho e abrigos para morcegos no âmbito do Dia da Ecologia

 

Está a ser preparada uma visita à Estação da Biodiversidade do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Este evento, marcado para dia 14 de Setembro, entre as 10h00 e as 13h00, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e o IPS, sendo dinamizado no âmbito do Dia da Ecologia de 2023.

- PUB -

Esta acção, cujas inscrições ainda estão a decorrer, está integrada num programa de actividades para diferentes tipos de públicos, que decorrem um pouco por todo o país. O objectivo desta iniciativa passa por “aproximar a ecologia e os ecólogos da sociedade, tendo em vista a sensibilização para um desenvolvimento humano mais sustentável”, explica a autarquia em nota de Imprensa.

A Estação da Biodiversidade do campus de Setúbal do IPS, que foi inaugurada em 2022, tem o sobreiro como espécie dominante. Esta estação da Biodiversidade apresenta-se como um percurso pedestre, que conta com cerca de dois quilómetros, sendo o mesmo guiado por oito painéis. Estes permitem à comunidade académica, assim como os visitantes que pretendam participar, “consultar imagens e informação científica sobre a diversidade biológica do território e os serviços desempenhados nos ecossistemas, numa selecção de 46 espécies”.

A autarquia sadina explica, em nota de Imprensa, que a visita é dirigida a todos interessados neste temática, sendo que a mesma é dinamizada por técnicos municipais e do politécnico sadino. Esta iniciativa prevê terminar com a construção de caixas-ninho e abrigos para morcegos, sendo que as mesmas serão “apadrinhadas pelos participantes” nesta acção.

- PUB -

Este evento, que se realiza desde 2017, é coordenado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), em associação com a Federação Europeia de Ecologia (EEF), contando com o Alto Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.

O Dia da Ecologia, assinalado pela primeira vez a 14 de Setembro de 2016, surgiu como “forma de comemorar os 150 anos da definição de ecologia” pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel. Este dia chegou através da promoção de actividades que tenham como objectivo “facilitar o entendimento desta área científica por parte do público não-especializado”, conseguindo dessa forma permitir a desmistificação de “conceitos sobre o ambiente e sensibilizar a comunidade em geral para a sua preservação”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -