Dragagens no Sado vencem último obstáculo (actualizada)

Dragagens no Sado vencem último obstáculo (actualizada)

Dragagens no Sado vencem último obstáculo (actualizada)

Local de deposição dos dragados (TUPEM) foi aprovado. Obras já podem começar

 

As dragagens no rio Sado já podem legalmente arrancar depois de o local para a deposição dos dragados ter sido aprovado pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), soube-se hoje.

- PUB -

A DGRM emitiu a licença de aprovação do Titulo de Utilização Privativa do Espaço Marítimo – TUPEM 5/2018, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no dia 8 de Janeiro, mas o despacho só foi publicamente revelado no sitio da Internet nos últimos dias.

Com esta decisão, fica ultrapassado o último obstáculo ao inicio das obras, a existência de um local para depósitos das areias dragadas do fundo do rio.

O local é a ‘Restinga’, zona fora da barra do Sado, junto a Tróia, frente aos empreendimentos turístico do grupo Pestana e da Sonae.

- PUB -

A aprovação do TUPEM está a gerar contestação por parte das associações ambientalistas e os pescadores de Setúbal, visto tratar-se de uma zona de pesca artesanal.

O Clube da Arrábida, a Associação Ambientalista Zero, o grupo SOS Sado, a Cooperativa de Pescadores de Setúbal e Sesimbra, Sesibal, e o grupo Pestana tiveram já conhecimento desta decisão e preparam reacções.

O despacho da DGRM, publicado na segunda-feira e disponível na Internet em http://media.sossado.pt/tupem5/TUPEM_30_01_2019_APSS.pdf , autoriza a deposição de dragados das classes 1 e 2, consideradas areais limpas.

- PUB -

O local, na deriva litoral da península de Tróia, é apontado pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) como única localização que permite que a areia depositada possa servir para realimentar as praias da Arrábida, naturalmente, através do efeitos das correntes marítimas.

Além deste TUPEM 5/2018 agora aprovado, a DGRM tem mais dois pedidos da APSS para decidir. Estes últimos terão sido solicitados como eventuais alternativas ao chumbo do primeiro.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -