Dom Manuel Martins vai além-fronteiras para falar sobre bullying e preconceito

Dom Manuel Martins vai além-fronteiras para falar sobre bullying e preconceito

Dom Manuel Martins vai além-fronteiras para falar sobre bullying e preconceito

Alunos de Restauração-Bar preparam amanhã pratos de diversos países

Iniciativa, pensada pelos estudantes, discute até sexta-feira temas “importantes para a sociedade e comunidade escolar”

 

No dia dedicado à Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, os alunos da Escola Secundária Dom Manuel Martins juntaram-se para conversar sobre bullying e preconceito, numa iniciativa desenvolvida além-fronteiras.

- PUB -

A ideia, que surgiu por parte dos estudantes, avançou com a ajuda de Elington Camillo de Souza, professor de filosofia, que, por considerar os temas “importantes para a sociedade e comunidade escolar”, quis dedicar-lhes não apenas um dia, mas uma semana.

“Os alunos conversaram comigo e eu elaborei o projecto e apresentei-o ao conselho pedagógico da escola, que aceitou a sua concretização. Cerca de 70% da iniciativa tem sido elaborada pelos estudantes”, explicou o docente a O SETUBALENSE.

Através dos seus “contactos pessoais”, conseguiu arranjar como convidados “pessoas do Brasil e dos Estados Unidos da América”, para “darem o seu ponto de vista na Semana da “Igualdade, Identidade, Não Violência”, que vai decorrer até sexta-feira na biblioteca da escola ou no auditório”.

- PUB -

Entre “palestras e diálogos”, “todos os alunos podem assistir, de acordo com as normas impostas derivado da pandemia”. Para o dia de hoje, pelas 13h35, está agendada uma conversa com a fadista Piedade Fernandes, na qual será abordada a interculturalidade.

Será também este o tema discutido pelas 14h20, entre os alunos da Escola Secundária Dom Manuel Martins e estudantes do 10.º ano de Portimão, acompanhados por Carlos Café, filósofo, escritor e professor.

Amanhã, por sua vez, a associação Sê Mais Sê Melhor, sediada em Faro, estará virtualmente presente no estabelecimento de ensino, pelas 15h15, para falar sobre “igualdade e identidade”.

- PUB -

No último dia os alunos vão ter oportunidade de conversar sobre a “igualdade, identidade, bullying e não violência”, assuntos debatidos por Henrique Komatsu, escritor e filósofo brasileiro, e Sérgio Papadiamantopoulos, “integrante reformado do exército e polícia dos EUA, membro da “International Police Association/ Orlando” e especialista em não violência/bullying”.

Para amanhã, entre as 11 e as 13 horas, está ainda planeada “a preparação e degustação de pratos típicos de diversos países, pelos alunos do curso de Técnico Restauração-Bar”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -