Paróquias vão receber jovens nacionais e estrangeiros durante o acontecimento religioso que vai contar com a presença do Papa
As paróquias da Diocese de Setúbal estão a preparar o acolhimento de perto de 90 mil peregrinos nacionais e estrangeiros durante a Jornada Mundial da Juventude. Naquele que será “o maior encontro de jovens do mundo, promovido pela Igreja Católica” entre 1 e 6 de Agosto, vão ainda participar “centenas de jovens residentes” na Diocese sadina.
“Estima-se que [o evento] trará a Portugal mais de um milhão de jovens de mais de 150 países. O acolhimento dos peregrinos acontecerá nas Dioceses de Setúbal – [que] neste momento estima acolher cerca de 90 mil peregrinos –, Lisboa e Santarém”, explica o Comité Organizador Diocesano de Setúbal em nota de Imprensa.
Isto tendo em conta que “Portugal vai receber em Lisboa a Jornada Mundial da Juventude, acontecimento religioso e cultural que contará com a presença do Papa Francisco” e que vai reunir “centenas de milhares de jovens durante cerca de uma semana”.
Durante o evento, que tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, as paróquias da área geográfica da Península de Setúbal “preparam-se para levar os jovens a participar e para acolher os muitos peregrinos estrangeiros que estarão na Diocese”.
Em simultâneo vai estar a decorrer o Festival da Juventude, que consiste num “conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos protagonizados pelos peregrinos”. Nesta iniciativa vão estar a acontecer acções “nas áreas da música, cinema, exposições, teatro, dança, conferências, assim como eventos religiosos, como orações, testemunhos e encontros conduzidos por movimentos, associações e congregações”.
A Jornada Mundial da Juventude “destina-se a peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam”. De acordo com o Comité Organizador Diocesano de Setúbal, apesar de ser “um evento de matriz católica, é aberto a todos os que desejam participar”.
Os interessados devem então inscrever-se “directamente na página oficial” do encontro, sendo que, com “a entrada nos eventos [a ser] livre e gratuita”, estão disponíveis “pacotes de inscrições de acordo com as necessidades dos peregrinos”.
“Para o acolhimento dos peregrinos, as paróquias necessitam de muitos voluntários. Para que a Jornada Mundial da Juventude aconteça estima-se que sejam necessários cerca de vinte mil voluntários”, revela a mesma nota.
Neste caso, a inscrição deve ser “feita com cada Comité Organizador Paroquial”. Além disso, existe também a hipótese de os peregrinos ficarem com uma família de acolhimento, ao invés de serem “alojados em espaços como escolas e ginásios”.