Especialistas apontam as cinco necessidades para assegurar o bem-estar animal
Cada vez mais os animais fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que os direitos e garantias dos animais estejam plenamente assegurados. 4 de outubro de 1931 foi a data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Animal. Uma decisão tomada durante uma convenção de ecologistas em Florença, Itália. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
Um dia onde é reforçada a necessidade de sensibilizar cada vez mais a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies. De mostrar a importância dos animais na vida das pessoas. Os estudos apontam para ações simples que melhoram a qualidade de vida e interação dos animais com as pessoas. Visitas a jardins zoológicos com peddy paper, campanhas de adoção de animais abandonados, passeios canis ou jogos ludo-pedagócios são alguns exemplos.
Para se saber se o seu animal de estimação e/ou companhia está a desfrutar do chamado bem-estar animal é importante tomar atenção ao cumprimento das cinco necessidades ou liberdades reconhecidas a todos os animais de companhia: o bem-estar Nutricional – estar livre de fome, sede e desnutrição. O bem-estar ambiental – estar livre de desconforto face aos agentes ambientais (temperaturas extremas, chuva, vento, trovoada). O bem-estar Sanitário – estar livre de dor, sofrimento e doença. O bem-estar Comportamental – ter liberdade para expressar o comportamento natural da sua espécie e o bem-estar Psicológico – estar livre de medo e stress.
Em Setúbal decorre campanha de vacinação antirrábica com agendamento prévio
Ação decorre até meados de dezembro em vários locais no concelho de Setúbal. Taxas para este ano mantêm-se inalteradas
A campanha anual de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica de cães (microchip), no concelho de Setúbal, que já está no terreno, decorre até 18 de dezembro em vários locais do concelho.
As taxas mantêm-se inalteradas face aos anos anteriores, tendo a vacinação antirrábica o custo de 10 euros, o boletim sanitário de um euro e a identificação eletrónica (colocação de microchip) de 2,50 euros.
Ficam isentos do pagamento da vacinação e do boletim os cães-guia, cães-guardas de estabelecimentos do Estado, de corpos administrativos, de instituições de beneficência e de utilidade pública, dos serviços de caça do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e os cães das autoridades militares, militarizadas e policiais sem assistência clínica privativa.
O agendamento da vacinação deve ser realizado previamente através do formulário https://forms.gle/N3r5QjnZNbDowCYdA, ou, em alternativa, através dos contactos do CROA -Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal, pelo telefone 265 729 369 ou do endereço de correio eletrónico sembea@mun-setubal.pt.
No caso da identificação eletrónica de gatos, o agendamento deve ser realizado através do formulário https://forms.gle/VQqStTAs6QLnPnfj8 para as datas:
– 27 de outubro, 10:00-12:30 e 24 de novembro, 14:30-16:30.
Campanha de esterilização na Moita até final de outubro
Na Moita está a decorrer até ao último dia de outubro uma campanha de esterilização para gatos e cães, promovida pelo Município da Moita. Esta campanha tem como objetivo maior sensibilizar os munícipes do concelho da Moita, sobretudo aqueles que são donos destes animais de companhia, para a importância da esterilização, contribuindo para a redução do abandono de ninhadas indesejadas e do número de animais errantes.
De forma a apoiar e conseguir o maior número de esterilizações possível, a campanha abrange, também, intervenções realizadas em clínicas veterinárias entre os dias 1 de setembro e 31 de outubro de 2025, com um apoio financeiro limitado a dois animais por agregado familiar em forma de reembolso.
Para além desta campanha decorrer no Centro de Recolha de Animais Errantes da Moita (CROAE), existem três clínicas aderentes a este programa com condições especiais a Mvetclinicasveterinárias, os Veterimários ao Domicílio by NaturalVet e o VetProtect.