Apesar da estudante do 12.º ano ter testado positivo na passada-sexta, a Associação de Pais garante que “o cumprimento das regras tem sido exemplar”
Uma aluna do 12.º ano da Escola Secundária D. João II, em Setúbal, testou positivo para a Covid-19 na passada sexta-feira, situação que levou a sua turma, assim como outras duas turmas do mesmo ano de escolaridade e quatro professores a permanecerem em isolamento profiláctico. A informação, avançada pela Associação de Pais da Escola Secundária D. João II, foi publicada na sua página na rede social Facebook, onde se pode ler, também, que “por indicação das autoridades de saúde”, os alunos e docentes em questão vão realizar testes à Covid-19 durante esta semana.
“Os directores de turma ficaram encarregues de avisar os respectivos encarregados de educação. A restante comunidade escolar deve prosseguir a rotina normal, de acordo com a avaliação feita pelas autoridades de saúde pública do concelho ao caso concreto”, refere a mesma publicação. Segundo explicou a Associação de Pais a O SETUBALENSE, “a forma transparente e objectiva com que a informação foi passada aos encarregados de educação foi essencial para dar segurança às turmas e aos professores que continuam em aulas, evitando boatos e rumores que minam a confiança nas autoridades públicas”.
De forma a facilitar “a articulação com as autoridades de saúde locais para um melhor acompanhamento dos doentes e para um melhor rastreio dos contactos”, a Escola Secundária D. João II criou “um grupo de acompanhamento para a Covid-19, com três professores destacados”. Apesar do caso positivo, a Associação de Pais garantiu que “o cumprimento das regras da Direcção-Geral da Saúde tem sido exemplar pelos alunos da escola”. De acordo com o comunicado divulgado na rede social Facebook, “a rotina normal [dos estudantes] implica a lavagem e desinfecção frequente das mãos, o uso da máscara de forma permanente, dentro do espaço escolar e, preferencialmente, nas zonas circundantes da escola, e, acima de tudo, manter a distância de segurança, sempre que possível, dentro da turma, evitando contactos frequentes e próximos com outros colegas”.