Cátia Mazari (A Garota Não) encerra as comemorações do feriado municipal com um concerto no Largo de Jesus a 15 de setembro
A 15 de setembro de 2025 marca-se o 260.º aniversário do nascimento do poeta setubalense Manuel Maria Barbosa du Bocage, mas as Comemorações Bocagianas vão estender-se durante todo o mês com várias iniciativas que passam por todo o concelho.
Para começar a comemoração de mais um aniversário do poeta esperam-se as cerimónias protocolares, a partir das 10 horas no Fórum Municipal Luísa Todi, onde uma sessão solene vai homenagear os trabalhadores municipais com 40 anos de casa e aqueles que se aposentaram no último ano. Antes disso, pelas 9h30 na Casa da Baía, há a sexta edição do peddy paper “Experienciar Setúbal”, onde todos são convidados a descobrir a cidade.
Ainda antes disso, a partir das 9 horas, acontece a cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho e a deposição de flores na estátua de Bocage.
O “Glossário de Filosofia”, de Catarina Pires, editado pelo Centro de Estudos Bocageanos é lançado neste mesmo dia, às 16 horas no salão nobre dos paços do concelho, e uma hora mais tarde conhece-se a obra vencedora do XXIII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, dinamizado pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA).
O feriado municipal tem o último evento agendado para as 21 horas, com um concerto da cantautora setubalense Cátia Mazari (A Garota Não), no Largo de Jesus.
Durante o restante mês contam-se dezenas de atividades a decorrer por todo o território, num programa completo que pode ser consultado no site do município de Setúbal.
Dias e noites recheados em atividades para todos
As Jornadas Bocagianas não vão deixar passar em branco a memória do poeta que morreu em 1805. Entre os dias 12 e 15 de setembro as paredes dos serviços centrais e dos polos da biblioteca de Setúbal vão ter inscritas frases emblemáticas, capas de livros, retratos, caricaturas, excertos manuscritos, publicações antigas e curiosidades sobre a vida e obra de Bocage.
As comemorações reservam ainda a apresentação de uma outra obra da autoria de Diogo Ferreira, que dá pelo nome de “História da Freguesia do Sado”, e que é mostrada ao público a 12 de setembro a partir das 18 horas no Moinho de Maré da Mourisca.
À noite, pelas 21 horas, o Largo de Jesus conta com o concerto de encerramento do projeto Fado de Setúbal com os fadistas Carla Lança, Carlos Zacarias, Fernando Anselmo, Franklin do Carmo, Inês Pereira, Joana Lança, Luís Miguel, Maria Caetano, Maria do Céu Freitas, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins, com os guitarristas Custódio Magalhães e Vítor Pereira.
Meia hora depois começa a exibição do documentário “Das Barracas à Dignidade”, de Leonardo Silva e um concerto conversado com Et Toi Michel, Tino Flores e moradores, evento integrado no projeto Po.Voar, com direção artística de Dar Cor à Vida. Este decorre no Bairro Grito do Povo.
Para a noite de 13 de setembro está marcada a IX Serenata de Fado de Coimbra em Setúbal, sendo que os grupos Coimbra no Sado, Raízes de Coimbra, Tertúlia Coimbrã de Miratejo e Guitarra e Canto de Coimbra vão atuar no Largo de Jesus a partir das 21 horas. Durante o dia decorrem outras iniciativas.
Atividades no rio Sado, como a descida do Rio Sado, passeio em caiaque, SUP e embarcações a remos, do Moinho de Maré da Mourisca ao Parque Urbano de Albarquel, estão marcadas para as 9h30 de 14 de setembro e, a 18 de setembro, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe um espetáculo com uma primeira parte a cargo de Et Toi Michel Trio acompanhado das Vozes da União e, na segunda parte, “Isabel Rato Quintento que faz uma homenagem à Liberdade com temas de José Afonso e Sérgio Godinho reinterpretados em linguagem jazz”, segundo explica a nota de Imprensa da autarquia. Este deverá começar pelas 21 horas.
Entre os dias 6 e 27 de setembro está patente na Galeria Municipal do 11 a exposição “Mistérios”, onde José Grazina tem pinturas inspiradas na poesia erótica, burlesca e satírica de Bocage. Esta pode ser visitada de terça-feira a sábado entre as 11 e as 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.
PASSATEMPO | Declamar poesia com “Versos na Rua”
“Versos na Rua” dá nome ao passatempo no qual os participantes podem ganhar prémios ao declamar poemas de Bocage. Os interessados devem enviar um vídeo a declamar poesia em locais turísticos e culturais da cidade de Setúbal para um endereço eletrónico da Câmara Municipal de Setúbal – ainda não divulgado.
Este decorre entre 1 e 10 de setembro sendo que os vencedores só serão conhecidos a 15 de outubro, e vão ser divulgados nas redes sociais do município.
A participação é gratuita e mais informações podem ser conhecidas no site oficial do Visit Setúbal.