Empresa gera 687 milhões de euros e representa 0,26% do PIB em 2024. Fábrica produz 90% das bebidas da marca vendidas em Portugal
A operação da Coca-Cola em Portugal, que tem uma unidade industrial em Azeitão, teve um impacto económico de 687 milhões de euros em 2024, valor que representa 0,26% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A fábrica localizada no concelho de Setúbal produz 90% das bebidas da marca vendidas em Portugal.
Os dados são do Estudo de Impacto Socioeconómico desenvolvido pela consultora Steward Redqueen, que avalia a influência da marca na economia e na sociedade portuguesas. Segundo este documento, 60 milhões de euros correspondem ao impacto direto da empresa e 627 milhões de euros resultam do efeito indireto da sua cadeia de valor, que inclui fornecedores, distribuidores e clientes.
O estudo indica ainda que, no último ano, os consumidores portugueses gastaram 837 milhões de euros em bebidas da marca, o equivalente a 279 milhões de litros vendidos, ou seja, por cada euro despendido, 82 cêntimos permanecem na economia nacional.
Para Rui Serpa, vice-presidente e diretor-geral da Coca-Cola Europacific Partners Portugal (CCEP), estes números refletem “mais de 40 anos de compromisso com as comunidades” onde a empresa atua, nomeadamente através da fábrica em Azeitão e de seis delegações comerciais espalhadas pelo país.
Já Ana Cláudia Ruiz, diretora-geral da Coca-Cola Portugal, realça o papel da marca como “motor da economia e da sociedade”, salientando a criação de emprego, a geração de riqueza e o incentivo a um consumo mais consciente.
O sistema Coca-Cola é responsável pela criação de 12.700 postos de trabalho diretos e indiretos em Portugal, dos quais 378 são diretos, sendo que em média, cada emprego direto gera 33 empregos adicionais ao longo da cadeia de valor.
Em comunicado, a empresa explica que mantém uma forte ligação à economia local, com 144 milhões de euros em compras a fornecedores nacionais. O estudo evidencia o efeito multiplicador da atividade em diferentes setores e regiões do país.
Além do impacto económico, a Coca-Cola promove várias iniciativas de inclusão social e sustentabilidade ambiental. Entre os programas de responsabilidade social destacam-se o “BORA Jovens” e o “BORA Mulheres”.
O programa Mares Circulares também se destaca, no campo ambiental, tendo mobilizado 14.500 voluntários, recolhido 19 toneladas de resíduos e sensibilizado 16.000 pessoas para boas práticas ambientais.