A 9 de janeiro, data em que a cantora nasceu há 273 anos, houve uma atuação acompanhada da deposição de flores na glorieta da Avenida Luísa Todi
O Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal, que celebra uma das maiores cantoras líricas portuguesas de sempre, organizado pela Câmara Municipal e com direção artística da Associação Setúbal Voz, proporcionou cinco espetáculos de canto lírico, repartidos pelo Fórum Municipal Luísa Todi, pela Igreja do Convento de Jesus e pela Avenida Luísa Todi, entre 3 e 11 de janeiro.
No último dia da terceira edição do festival, durante a tarde ouviu-se uma versão pop e cantada em português do musical Carmen, pelo Ateliê de Musicais para Jovens, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Este espetáculo de encerramento da edição de 2026, o musical Carmen, teve direção artística e arranjos musicais de Jorge Salgueiro, e foi um dos pontos altos do festival, que assinalou o 273.º aniversário do nascimento da diva setubalense Luísa Todi.
Na manhã do passado domingo, o palco do Fórum Municipal Luísa Todi recebeu um espetáculo musical dedicado aos mais pequenos, tratou-se da ópera para bebés “Os Xúbis”, com direção artística de Jorge Salgueiro e coreografia por Iolanda Rodrigues, e interpretações pelas cantoras Constança Melo, Maria do Mar e Mariana Chaves.
Na noite de sábado, a mesma sala recebeu a Escola de Amantes – Così fan tutte, na estreia da versão em português da ópera de Mozart, pela Companhia de Ópera de Setúbal, num evento que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria do Carmo Tiago.
Este espetáculo, com direção artística de Jorge Salgueiro e coreografia de Iolanda Rodrigues, juntou em palco Constança Melo, Diogo Oliveira, Elisa Bastos, João Merino, Mariana Chaves e Sérgio Martins, acompanhados ao piano por Tiago Mileu e um quarteto de cordas.
A 9 de janeiro, data em que a cantora nasceu há 273 anos, houve uma atuação acompanhada da deposição de flores na glorieta da Avenida Luísa Todi.