Empresas antevêem investir no projecto, previsto para o Parque Industrial Sapec Bay, cerca de 700 milhões de euros
A cidade de Setúbal foi a escolhida, de entre uma lista inicial com três dezenas de localizações possíveis, pelas parceiras Galp e Northvolt para receber a futura unidade de processamento de lítio, com arranque comercial previsto para 2026.
Em comunicado, citado pelo jornal Público, as empresas explicam ter seleccionado “a cidade portuária de Setúbal como local para a instalação da fábrica de conversão de lítio da ‘joint venture’ Aurora, que pretende ser a rampa de lançamento para o desenvolvimento de uma cadeia de valor integrada de baterias de lítio na Europa”.
A futura unidade será instalada no Parque Industrial Sapec Bay, na Mitrena, sendo que as operações deverão iniciar-se até ao final de 2025, prevendo-se a criação de aproximadamente 200 postos de trabalho directos e 3 mil indirectos.
Contará com “acesso a infra-estruturas, caminhos-de-ferro, instalações portuárias”, sendo esta a “localização ideal para obter reagentes e reutilizar subprodutos”.
As duas empresas antevêem investir neste projecto 700 milhões de euros, tratando-se de uma “refinaria” capaz de produzir entre 28 mil e 35 mil toneladas por ano de hidróxido de lítio, quantidade suficiente para o fabrico de 50 gigawatts hora (GWh) de baterias por ano, o equivalente para 700 mil veículos eléctricos.