A iniciativa está marcada para as 18h45, e nesta será abordado o fenómeno social da pobreza e de que forma pode ser combatido
O CPDJ – Centro para o Desenvolvimento do Judo celebra hoje, 17 de outubro, na Escola Sebastião da Gama, em Setúbal, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com uma aula aberta de Judo para todos os jovens de Setúbal. A iniciativa, desenvolvida em conjunto com o União Comércio e Indústria, está marcada para 18h45, e nesta será abordado o fenómeno social da pobreza e de que forma pode ser combatido.
“Acreditamos que é importante desde cedo falarmos de um mundo maior do que a nossa bolha. Desconstruirmos e simplificarmos palavras e pensarmos como desde cedo podemos ter uma atitude proactiva”, refere o Centro para o Desenvolvimento do Judo em nota de Imprensa, onde acrescenta que “esta é a razão principal” do seu projeto educativo que, “através do judo, trabalha o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, através de dois pilares principais de autonomia e auto-estima”.
Sublinha ainda o seu objetivo de “desenvolver, mais do que um individuo, um cidadão, e mais do que um cidadão, um cidadão ativo”, isto através de “exercícios e jogos” onde se reflete que “uma pequena ação feita por muitos, será uma grande ação. Ou que a nossa pequena ação feita várias vezes, também será uma grande ação. E ficarmos orgulhosos mesmo que ninguém veja”.
O Centro para o Desenvolvimento do Judo, que recentemente passou a fazer parte da Rede Nacional de Clubes para a UNESCO, todos os meses celebra uma data do calendário das Nações Unidas, em setembro celebrou o Dia Internacional para a Democracia.
“Abordámos a importância de respeitar e conhecer os argumentos dos outros, votámos nas datas a celebrar nos meses seguintes e introduzimos mais dois livros na nossa bibliografia: Uma Catastrófica Visita ao Zoo de Joël Dicker e Pelo Contrário – Anda Debater, Tu Debates Bem, de António Fernando Nabais e Rui Correia”.